Continuando nosso estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, vamos observar o texto abaixo.
A sociedade, na sua história, constitui-se no locus da vida, das tramas sociais, dos encontros e desencontros nas suas mais diferentes dimensões. É nesse espaço que se inscreve a instituição escolar. O desenvolvimento da sociedade engendra movimentos bastante complexos. Ao traduzir-se, ao mesmo tempo, em território, em cultura, em política, em economia, em modo de vida, em educação, em religião e outras manifestações humanas, a sociedade, especialmente a contemporânea, insere-se dialeticamente e movimenta-se na continuidade e descontinuidade, na universalização e na fragmentação, no entrelaçamento e na ruptura que conformam a sua face. Por isso, vive-se, hoje, a problemática da dispersão e ruptura, portanto, da superficialidade. Nessa dinâmica, inscreve-se a compreensão do projeto de Nação, o da educação nacional e, neste, o da instituição escolar, com sua organização, seu projeto e seu processo educativo em suas diferentes dimensões, etapas e modalidades.
Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
A leitura do texto e suas reflexões permite a compreensão de fragmento do texto acima.
Identifique a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A escola deve organizar seu currículo, processos e práticas educativas onde todas as diversidades estejam presentes, contextualizadas e exercitadas como possibilidade de entender e viver plenamente em sociedade.
b. O espaço escolar deve manter o mais distante possível do que ocorre na sociedade, afinal precisamos moldar o aluno para opor-se às necessidades da vida em sociedade.
c. O direito a uma educação contextualizada e de acordo com a diversidade reinante na sociedade, não deve ser observado pelas instituições de ensino nem pública ou privada.
d. A educação deve priorizar o exercício da individualidade sem nenhuma observação aos direitos de outros sujeitos, considerando-a como um processo e prática que não se concretizam nas relações sociais.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia o texto abaixo:
A Lei n° 12.796/2013 realiza uma alteração expressiva da LDB 9394/96. Em relação ao período de obrigatoriedade escolar, a Lei basicamente faz um ajuste de redação da LDB em relação à Emenda Constitucional n° 59, de 2009, que havia ampliado a obrigatoriedade para a faixa etária de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos, estabelecendo o ano de 2016 como prazo final para a universalização. Para os Municípios, cuja atribuição constitucional prioritária é oferecer oportunidades educacionais de qualidade, esse novo paradigma legal exige a adoção de medidas para seguir ampliando a oferta de ensino.
A partir da leitura do texto podemos afirmar que são necessárias ações de modo que a implantação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da Educação pública.
Identifique a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A Educação Básica abrange a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, porém sua oferta não é obrigatória pelo poder público.
b. Na Educação Infantil não é garantido a oferta de educação inclusiva e atendimento educacional especializado.
c. A Educação Básica não é obrigatória para a faixa etária dos 4 aos 17 anos, compreende o Ensino Fundamental e Ensino Médio.
d. A Educação Básica envolve a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, sendo obrigatória sua oferta pelo poder público para a faixa etária de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
ALGUÉM SABE ESTA RESPOSTA ?
Respondido por
1
Alguém sabe a resposta???
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás