Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinárial 1) Quem são os protagonistas desse conto? 2) Cite os personagens secundários desse conto. 3) Por que a agulha e a linha estão discutindo? 4) E quando compunha o vestido da bela dama, e puxava a um lado ou outro, arregaçava da ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha, para mofar da agulha, perguntou-lhe - Ora agora, diga-me quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do ves e da elegância? Qual o sentido da palavras destacada em negrito, no contexto em que é em empregada a) Embolorar b) Esperar c) Zombar d) demorar 5) Em sua opinião, como esta frase final do conto: "Também eu tenho servido de agulha a m linha ordinária" pode ser interpretada? Que palavras sintetizam o tema desse conto? a) Compreensão e amizade b) Ódio e vingança c) Cumplicidade e colaboração d) Competividade e soberba 7) O que significa: falarei sempre o que me der na cabeça. 8) O que significa: O que me importa o meu ar? Cada um tem o ar que Deus lhe deu. 9) - È boa! Porque coso. Então os vestidos, os enfeites de nosso ama, quem senão eu? O que significa a palavras coso? que os ca
Soluções para a tarefa
01. Protagonistas do conto:
- agulha
- novelo de linha
02. Personagens secundários:
- costureira
- baronesa
- alfinete
- narrador
- professor de melancolia
03. A agulha e a linha estão discutindo e competindo sobre qual delas é mais importante e tem a função mais relevante na costura.
04. No contexto da história o termo mofar tem sentido de zombar. Assim, faz-se correta a LETRA C.
05. A frase indica que, na vida, muitas pessoas servem de meros degraus para pessoas aproveitadores.
06. As palavras que sintetizam o tema desse conto são competividade e soberba. Assim, faz-se correta a LETRA D.
07. "Falarei sempre o que me der na cabeça" significa dizer tudo o que pensa, sem filtrar ou avaliar se vale a pena.
08. O trecho "O que me importa o meu ar? Cada um tem o ar que Deus lhe deu." indica a soberba da linha e significa que ela acredita que cada um deve se preocupar e cuidar da sua própria vida.
09. A palavras coso refere-se ao cós da roupa.
Moral da história:
Com sua fala, o professor de melancolia quis dizer que, assim como a agulha, ele também andava abrindo caminho para muitas pessoas. Ou seja, ele estava criando oportunidades para outras pessoas usufruírem das mesmas.
Discurso direto e indireto: https://brainly.com.br/tarefa/39256019
"Um Apólogo", de Machado de Assis: https://brainly.com.br/tarefa/30639240
#SPJ1