Construa um diário alimentar para avaliar os seus hábitos. Anote todos os alimentos que consumir ao longo de uma semana, de acordo com as três refeições principais (café da manhã, almoço e janta) e também os lanches entre elas. Inclua o máximo de informações possível, indicando, por exemplo:• o local onde a refeição foi feita: em casa, na escola, em estabelecimentos comerciais etc.• se os alimentos consumidos são industrializados ou foram preparados de modo caseiro.• os principais ingredientes utilizados na preparação do alimento. Se for um alimento industrializado, consulte o rótulo do produto para identificar seus ingredientes.• qual a quantidade consumida. OBS: essa questão você pode fazer no seu caderno e enviar um registro do seu planejamento alimentar ou digitar a resposta em forma de texto. * 1
Soluções para a tarefa
Resposta:
É bem simples. Basta anotar diariamente aquilo que consome e perceber, posteriormente, erros e acertos.
"Esse registro diário é uma boa maneira de avaliar sua alimentação. Se você anota aquilo que consome ao longo do dia, você conseguirá, após uma semana, por exemplo, fazer uma autocrítica daquilo que você está fazendo com sua alimentação", explica a nutricionista Nathalia Pizato, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). "Dá para observar muitas coisas, como por exemplo se exagerou no chocolate ou na fritura. A própria pessoa, quando faz esse registro, consegue identificar aquilo que pode melhorar na alimentação dela. Ela nota se comeu pouca fruta se conseguiu se alimentar várias vezes ao dia. Esse registro pode te trazer um panorama melhor e indicar bem o que deve ser mudado para a busca de uma alimentação mais saudável no dia a dia."
Se você tiver que dizer detalhadamente o que comeu nos últimos cinco dias provavelmente não será capaz de se lembrar. No entanto, com o diário alimentar é possível analisar o padrão de suas refeições quanto ao número, tipo e composição, além do tamanho do apetite e da cultura alimentar dentro de casa.
Muitas pessoas conseguem analisar sozinhas e identificar facilmente aquilo o que é e o que não é saudável. "A primeira coisa que se deve notar é a frequência da alimentação ao longo do dia. Depois tem de perceber se consumiu aqueles alimentos protetores, como frutas e vegetais, que são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que vão melhorar o funcionamento do organismo de maneira geral. Também é importante notar se exagerou no consumo de doces, frituras, gorduras saturadas, ou seja, aquilo que todo mundo sabe que traz prejuízo para nosso corpo. Depois de anotar tudo, perceba o que comeu e a quantidade que consumiu", ensina Nathalia Pizato.
A dica é anotar tudo, seja em uma agenda, em um caderno, no computador ou em algum aplicativo para celular. Registre também a quantidade daquilo que consumiu. Os horários são importantes para que perceba se fez as refeições principais durante o dia e os lanches entre essas refeições. Não se esqueça da água. A hidratação é importante para a alimentação e para a saúde como um todo.
Tem alguma dúvida sobre o que é o que não é saudável? Consulte o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Em bem pouco tempo você vai conseguir perceber o que fazer de errado em sua rotina alimentar e o que consertar para ficar com a saúde em dia.
Explicação: