Constituindo a escravidão no Brasil a base de um sistema de vida secularmente estabelecido, caracterizando-se o sistema econômico escravista por uma grande estabilidade estrutural, explica-se facilmente que para o homem que integrava esse sistema a abolição do trabalho servil assumia proporções de uma "hecatombe social". Mesmo os espíritos mais lúcidos e fundamentalmente antiescravistas, como Mauá, jamais chegaram a compreender a natureza real do problema e se enchiam de susto diante da proximidade dessa "hecatombe" inevitável. Prevalecia então a ideia de que um escravo era uma "riqueza" e a abolição da escravatura acarretaria no empobrecimento do setor da população que era responsável pela criação de riqueza no país. Faziam- se cálculos alarmistas das centenas de milhares de contos de réis de riqueza privada que desapareceriam instantaneamente por um golpe legal. Outros argumentavam que, pelo contrário, a abolição da escravatura traria a "liberação" de vultosos capitais, pois o empresário já não necessitaria imobilizar em força de trabalho ou na comercialização de escravos importantes porções de seu capital.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1980, p.136.
O exposto apresentado traz luz às questões da mão de obra relacionadas com a eliminação do trabalho escravo. Nesse sentido, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fim da escravidão constituía consenso entre abolicionistas e fazendeiros, donos de engenhos que detinham a concentração da renda gerada na produção de cana-de-açúcar.
PORQUE
II. O trabalho escravo garantia o domínio político, social e econômico dos territórios conquistados, tendo em vista que esse tipo de trabalho não criava condições suficientes para organização de um mercado interno.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
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Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2
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Espero ter ajudado!
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Resposta: Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: A resposta correta é a ALTERNATIVA 1 e não a Alternativa 2, pois a alternativa 2 está escrito assim:
"Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II NÃO é uma justificativa correta da I. "
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