Português, perguntado por telida0704, 5 meses atrás

considere os versos de uma canção gravada de roberto carlos: como vai você? eu preciso saber da sua vida peço a alguém pra me contar sobre seu dia anoiteceu e eu preciso só saber. Nesses versos , observa-se o emprego de vários pronomes, que são palavras que denotam os seres ou se referem a eles. as alternativas a seguir contêm assertativas corretas quanto aos pronomes empregados no versos acima, exceto em: A- na gramática normativa, "você" é considerado um pronome de tratamento. no entanto, alguns estudiosos já preferem se referis a "você" e "vocês" como substitutos para os pronomes pessoais "tu" e "vós", respectivamente B- Em "eu preciso saber da sua vida", há duas marcas de pronominalização C-"alguém" é um pronome indefinido variável em gênero e número. D- no terceiro verso, o pronome "alguém" se refere a um interlocutor que não é o mesmo interlocutor referido nos demais versos.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

A única alternativa incorreta em relação aos pronomes empregados nos versos é:

C) "alguém" é um pronome indefinido variável em gênero e número.

Pronomes

Na verdade, o pronome indefinido "alguém" é invariável, ou seja, não apresenta flexão em gênero (masculino/feminino) nem em número (singular/plural). Isso ocorre porque a identidade do ser referido por esse pronome é desconhecida (pode ser homem, mulher; se referir a uma ou mais de uma pessoa).

As demais afirmativas estão corretas, pois:

  • A) "Você(s)" é classificado como pronome de tratamento, mas também costuma ser empregado como pronome pessoal, usado no lugar de "tu" ou de "vós".
  • B) As duas marcas de pronominalização são "eu" (1ª pessoa do singular; refere-se ao eu lírico) e "sua" (3ª pessoa do singular; refere-se ao interlocutor).
  • D) O interlocutor referido por "alguém" (pessoa desconhecida) é diferente do referido pelos pronomes "você", "sua" e "seu" (pessoa com quem o eu lírico fala).

Mais sobre pronomes em:

https://brainly.com.br/tarefa/20622564

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes