Considere o texto a seguir, escrito pelo filósofo alemão Karl Jaspers (1883-1969) a respeito da Filosofia. Seja a filosofia o que for, está presente em nosso mundo e a ele necessariamente se refere. […] Certo é que ela rompe os quadros do mundo para lançar-se ao infinito. Mas retorna ao finito, para aí encontrar seu fundamento histórico sempre original. […] Certo é que tende aos horizontes mais remotos, a horizontes situados para além do mundo, a fim de ali conseguir, no eterno, a experiência do presente. Contudo, nem mesmo a mais profunda meditação terá sentido se não se relacionar à existência do homem, aqui e agora. […] A filosofia entrevê os critérios últimos, a abóbada celeste das possibilidades e procura, à luz do aparentemente impossível, a via pela qual o homem poderá enobrecer-se em sua existência empírica. A filosofia se dirige ao indivíduo. Dá lugar à livre comunidade dos que, movidos pelo desejo da verdade, confiam uns nos outros. Quem se dedica a filosofar gostaria de ser admitido nessa comunidade. Ela está sempre neste mundo, mas não poderia fazer-se instituição sob pena de sacrificar a liberdade de sua verdade. O filósofo não pode saber se integra a comunidade. Não há instância que decida admiti-lo ou recusá-lo. E o filósofo deseja, pelo pensamento, viver de forma tal que a aceitação, seja, em princípio, possível. […] JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 2011. p. 138-41. Assinale a alternativa que interpreta corretamente o texto: a. A filosofia trata essencialmente de temas impossíveis, razão pela qual se destina somente a uma elite. b. A filosofia busca profundidades metafísicas para dar sentido concreto à experiência humana. c. O conhecimento filosófico só pode ser atingido por meio de um sujeito coletivo. d. A filosofia perdeu gradativamente seu caráter reflexivo e transformou-se em ciência empírica. e. A filosofia alça altos voos, e aí permanece, divagando sobre abstrações.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Olá Marcelle. A opção correta é a opção B, pois em uma certa parte do texto podemos ler "Certo é que tende aos horizontes mais remotos, a horizontes situados para além do mundo, a fim de ali conseguir, no eterno, a experiência do presente. Contudo, nem mesmo a mais profunda meditação terá sentido se não se relacionar à existência do homem, aqui e agora". Podemos perceber neste trecho que o autor relaciona a existência do homem com a natureza, o que também pode ser observado na opção B
Respondido por
1
De acordo com Karl Jaspers, b. A filosofia busca profundidades metafísicas para dar sentido concreto à experiência humana.
O que pensa b Karl Jaspers?
- Jaspers é o autor do limite existencial, que corresponde a momentos que fazem o ser humano agir, seja de um jeito ou outro. Assim, o ser humano vive sob momentos e cada situação o faz agir de determinado modo.
- Jaspers foi professor e amigo de Hannah Arendt. Ele atuava em Universidades e escrevia sobre o Nazismo e sobre a política civil.
- Ele é símbolo do existencialismo e da vida coletiva voltada para a sociedade civil e ao agir humano.
Saiba mais sobre Jaspers em: https://brainly.com.br/tarefa/36942
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás