ENEM, perguntado por Ccatarinareis7094, 1 ano atrás

Considere o seguinte fragmento:O naturalismo é a forma científica que toma a arte, como arepública é a forma política que toma a democracia, como opositivismo é a forma experimental que toma a filosofia.Tudo isto se prende e se reduz a esta fórmula geral: que fora daobservação dos factos e da experiência dos fenômenos, o espíritonão pode obter nenhuma soma de verdade.Outrora uma novela romântica, em lugar de estudar o homem,inventava-o. Hoje o romance estuda-o na sua realidade social.Outrora no drama, no romance, concebia-se o jogo das paixões apriori; hoje, analisa-se a posteriori, por processos tão exactos comoos da própria fisiologia. Desde que se descobriu que a lei que regeos corpos brutos é a mesma que rege os seres vivos, que aconstituição intrínseca duma pedra obedeceu às mesmas leis quea constituição do espírito duma donzela, que há no mundo umafenomenalidade única, que a lei que rege os movimentos dosmundos não difere da lei que rege as paixões humanas, oromance, em lugar de imaginar, tinha simplesmente de observar.O verdadeiro autor do naturalismo não é pois Zola - é ClaudeBernard. A arte tornou-se o estudo dos fenômenos vivos e não aidealização das imaginações inatas...(Eça de Queirós. Cartas Inéditas de Fradique Mendes. In: "Obras de Eça deAssinale a alternativa falsa acerca do texto acima:a) O texto faz referências a transformações científicas e políticasimportantes pelas quais a Europa passa no final do século XIX;b) O texto defende a permanência dos aspectos românticos, aosquais alguns escritores franceses ainda se mantinham fiéis;c) o autor defende que o verdadeiro pioneiro do Naturalismo seriao médico Claude Bernard;d) o texto diferencia o Romantismo do Realismo, no que dizrespeito ao modo de representar o homem. Para isso, citarespectivamente as expressões "inventava-o" e "estuda-o";e) o texto indica que a observação é um pré-requisito para sechegar à verdade;

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
6

Letra d;

Nota-se que o texto apresenta as diferenças claramente existentes entre o que se compreende como naturalismo e o que compreendemos como romantismo.

O naturalismo está relacionado com a observação, em decorrência de um estudo minucioso do homem, onde as suas questões mais íntimas são compreendidas. Em contrapartida, o romantismo já apresenta uma forma de retratar o homem diferenciada, onde este pode ser inventado, formulado.

Perguntas interessantes