Considere a tabela, que traz dados sobre o equilíbrio federativo brasileiro.
Com base na tabela e em seus conhecimentos,
a) analise a representatividade político-espacial no Brasil;
b) identifique uma consequência da criação de um novo estado para o equilíbrio federativo brasileiro. Explique.
Soluções para a tarefa
a) As informações da tabela nos apresentam a estrutura e o funcionamento do Congresso Nacional e do Senado Federal brasileiros.
No Congresso, a quantidade de deputados deve ser proporcional a quantidade de habitantes de cada estado. Desta forma, estados mais populosos (Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio grande do Sul, por exemplo) têm maior representatividade por meio dos deputados e, consequentemente, poderiam impor suas vontades perante a nação.
No entanto, esta “desigualdade” seria reparada pelo Senado, pois todos os estados têm direito a três senadores, impedindo assim, que os estados mais povoados forçassem outros estados a seguirem as suas vontades.
Contudo, em diversas ocasiões aconteceu o inverso: os estados menos populosos se unem e determinam a vontade de uma minoria populacional. , por possuírem igual número de senadores.
b) Pensando sobre a possibilidade de criação de novos Estados (como o plebiscito realizado no Pará, para aventar a criação dos Estados de Carajás e Tapajós), a representação política seria ainda mais reduzida; uma vez que novos Estados, menos populosos, se tornam sobrerrepresentados, com seus ideias federativos mais enfraquecidos.