Considere a seguinte situação: Angelina tem 10 anos e é uma de suas alunas novatas. Ela é uma criança diagnosticada com Deficiência Intelectual e você, enquanto professor, necessita criar atividades adaptadas para a aluna, sabendo que, diante da condição da criança, é necessário promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, cognitivas, sensório-motoras e de comunicação. Você possui também o conhecimento de que é necessário, ainda, inspirar a pessoa com dificuldades de interação e comunicação para que ela queira interagir com os demais, inclusive com você mesmo. Portanto, crie uma atividade que promova o movimento e a interação de Angelina, de forma que a criança tenha a possibilidade de desenvolver outras habilidades, bem como de se comunicar, se relacionar e sentir prazer na proposta realizada. A atividade deverá conter: Nome Metas a serem alcançadas Descrição da atividade Materiais utilizados Intervenção do professor Avaliação.
Soluções para a tarefa
Padrão de resposta esperado
Nome da brincadeira: Movimentando com o dado
Metas a serem alcançadas: Desenvolveer atenção compartilhada de 15 minutos ou mais. Flexibilidade
Participação física\ movimento.
Descrição da atividade: Oferecer 6 diferentes ações motivadoras para Angelina, de acordo com o que for apontado pelo dado confeccionado, depois de jogá-lo para cima. A seguir, as ações.
PULAr: ajudar Angelina a pular bem alto, segurando-a pelo tronco ou segurando em suas mãos.
RODAR: girar em torno do próprio eixo com a Angelina no colo.
CAIR: Levantar Angelina e gentilmente deixá-la cair em segurança sobre um conjunto de almofadas, pufes ou colchões.
BALANÇAR: Balançà-la em seus braços para um lado e para outro, ou balançá-la para frente e para trás.
APERTAR: Oferecer massagens com diferentes tipos de movimentos e intensidade de pressão em algumas partes do corpo de Angelina.
PASSEAR: Levar Angelina para passear em volta de casa ou quarteirão, segurando-a pela mão.
Materiais utilizados: Dado confeccionadobcom as ações ou adaptado para tal, almofadas, figuras ilustrando as ações, etc.
Intervenções do professor:
Estimular e auxiliar nas ações da Angelina.
Repetir as ações, juntamente com a criança.
Vibrar sempre que Angelina realizar o que foi proposto.
Incentivá-la a jogar o dado e a compreender o que está sendo solicitado pela figura ilustrativa.
Observar continuamente as ações de Angelina( avanços, retrocessos e limitações).
Fazer os registros.
Avaliação: Manter a avaliação qualitativa, contínua e permanente, considerando cada ação desenvolvida por Angelina. Os pais, os professores e gestão escolar serão sempre comunicados sobre o desempenho da aluna. Caso necessário, outros encaminhamentos serão realizados.