Biologia, perguntado por eduardammoura365, 4 meses atrás

Considere a descrição a seguir para responder às questões 12-14. Certas formigas vivem em roseiras, cortando suas folhas e levando-as para formigueiros; nos fragmentos de folhas nascem fungos de que as formigas se alimentam. Nas roseiras também vivem pulgões, que se alimentam da seiva elaborada das plantas. Outras formigas cuidam dos pulgões e os protegem; levam-nos para os formigueiros e acariciam seus abdomens repletos de seiva, com se estivessem 'ordenhando' os pulgões para que eles liberem gotas açucaradas, muito apreciadas pelas formigas. 12) A relação ecológica que melhor descreve a associação das formigas com as roseiras é? 13) A relação ecológica que melhor se aplica à associação dos pulgões com as roseiras é? 14) A relação ecológica que as formigas estabelecem com os pulgões pode ser descrita como: a)comensalismo. b)competição interespecífica. c)herbivoria. d)parasitismo e)protocooperação​

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuellestm56
0

A relação ecológica que melhor se encaixa na relação das formigas com as roseiras é a herbivoria. É onde os animais se alimentam de pedaços das plantas vivas. E essas ficam prejudicadas na relação ou acabam morrendo.

Essa relação se chama de parasitismo. Ela se dá quando um indivíduo se beneficia do outro e um deles é prejudicado. Os pulgões se alimenta da seiva das roseiras e essas, ficam fracas e morrem.

Para a resposta 14, basta pensar que as formigas não somente protegem os pulgões, mas se beneficiam disso. Por isso, a relação dos pulgões com as roseiras pode ser definida como protocooperação.

O que são relações ecológicas?

São interações entre os seres viventes de uma comunidade. Elas podem ser definidas em:

  • Harmônicas
  • Desarmônicas

Isso significa que os indivíduos podem se ajudar, sem que ambos saiam prejudicados. Ou podem ser benéficos apenas para um, enquanto o outro sai prejudicado.

Entenda mais sobre relações ecológicas: https://brainly.com.br/tarefa/20558069

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes