Considerando-se todas as atividades realizadas no depósito, o manuseio de materiais é aquele que mais consome mão de obra. Ainda, a mão de obra necessária para a separação e o manuseio de materiais é um dos componentes de custo de pessoal mais altos dos sistemas logísticos. Mesmo em economias com legislações trabalhistas menos restritivas do que a brasileira, essa demanda por mão de obra deve ser otimizada, no caso brasileiro, com uma legislação trabalhista que torna cara a mão de obra e fragiliza a empresa no caso de acidentes que possam ser considerados oriundos das atividades nos armazéns.
Que alternativas devem ser consideradas, em cada uma das três principais atividades do manuseio, para otimizar essa importante etapa da cadeia logística?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As três etapas do manuseio são o recebimento, o manuseio interno e a expedição.
O recebimento é uma etapa que não exige muita mão de obra e é pouco expositiva a fatores de risco de operação. Como nessa etapa existe um importante fator de conferência dos materiais recebidos, é difícil automatizá-la. Porém, isso pode ser feito com o uso de equipamento de identificação e leitores de códigos de barra; mesmo assim, na maioria dos casos, a mão de obra ainda é necessária.
A etapa de manuseio interno é possivelmente a que apresenta maior margem para automação das etapas e, além disso, é a etapa na qual o manuseio de materiais e equipamentos com a utilização de mão de obra humana expõe o funcionário aos riscos ergonômicos relativos ao transporte de peso, por exemplo. Assim a utilização de sistemas de manuseio mecanizados, semiautomatizados ou automatizados pode garantir ganhos nos processos, nos custos e na eficiência dessa etapa. A utilização de esteiras transportadoras, empilhadeiras e separadores automatizados é um exemplo a ser considerado.
A expedição tem uma exigência menor de mão de obra, mas pode ser otimizada com o uso de estantes dinâmicas e sistema de identificação automatizado.
Explicação:
Resposta:
A ALTERNATIVA 3
Explicação:
DE ACORDO COM O LIVRO