Português, perguntado por soniamacielro2519, 1 ano atrás

Considerando o trecho abaixo e a leitura integral do auto de João Cabral de Melo Neto, assinale a alternativa correta. a) O auto de João Cabral foi concluído em 1955, tempo em que ainda se iluminavam as casas com lamparinas, e, nessa situação, a percepção que Severino tem dos lugares que conhece é prejudicada pelas limitações da época e por sua própria ignorância. b) A comparação de Recife com a "derradeira ave-maria/ do rosário", assim como as várias rezas que Severino testemunha ao longo da viagem, mostra a presença constante da religiosidade como um fator de atraso na vida dos nordestinos. c) Ao final, fica claro para o leitor que a vida no Recife também seria semelhante à das regiões menos desenvolvidas da Caatinga, do Agreste e da Zona da Mata, porque a pobreza não é causada pelas condições naturais, mas por uma estrutura social excludente. d) O empenho social de João Cabral de Melo Neto é o de sugerir aos retirantes que não saiam de sua terra, visto que, sem preparo, eles enfrentam dificuldades enormes no Recife, valendo mais a pena procurar desenvolver sua própria região. e) Ao chegar ao Recife, Severino ouve uma longa conversa entre dois coveiros e, percebendo que sua viagem havia sido inútil, entende a conversa como uma sugestão e se suicida, atirando-se no rio Capibaribe

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
8

A afirmativa correta é a (C), visto que ao final, fica claro para o leitor que a vida no Recife também seria semelhante à das regiões menos desenvolvidas da Caatinga, do Agreste e da Zona da Mata, porque a pobreza não é causada pelas condições naturais, mas por uma estrutura social excludente.

Considerando o trecho de Morte e vida Severina, podemos destacar que Severino era um retirante saído do interior com o desejo de chegar ao litoral da cidade de Recife.

Nesse contexto, ao final da obra de João Cabral de Melo Neto, é facilmente observado para o leitor que a vida em Recife também seria semelhante à daquelas regiões menos favorecidas e desenvolvidas da caatinga, do agreste e também da zona da mata, pois a pobreza é resultante de uma estrutura social excludente.

Bons estudos!

Perguntas interessantes