Biologia, perguntado por carozinha4180, 4 meses atrás

Considerando o texto acima e as aulas conceituais, descreva em um pequeno texto (entre 10 e 15 linhas) como as nossas células musculares, pelo estímulo do cortisol, obtêm energia para a prática do exercício físico em jejum

Soluções para a tarefa

Respondido por brunogisfredo24
11

Resposta:

O metabolismo energético durante o exercício, comprova que o tempo de sustentação do exercício está relacionado à quantidade de glicogênio muscular  (principal fonte de energia, tem estoque limitado nos músculos e fígado) disponível para ressíntese da molécula de adenosina trifosfato (ATP) para os músculos, assim como para todas as células do corpo, essa é a fonte de energia que mantém tudo funcionando, através do fornecimento de energia para as reações químicas envolvidas no processo de contração muscular.

A atividade física eleva os níveis cortisol. Naturalmente pela manhã ocorre o pico deste hormônio e a tarde/noite, ele começa a reduzir. Isso é fisiológico. Ao treinar em jejum, eleva ainda mais os níveis desse hormônio catabólico (degradação de proteína muscular, perda de massa muscular).

Os alimentos fornecem os nutrientes necessários para o exercício físico. CARBOIDRATOS: principal fonte de energia durante o exercício. PROTEÍNAS: seus aminoácidos irão servir como fonte de energia e matéria prima para a síntese de proteínas do organismo, inclusive as que constituem o músculo. Com uma dieta equilibrada, não necessita suplementação. LIPÍDEOS: importante fonte de energia. Alimentos ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início e no final dos treinos.

Treinar em jejum auxilia no melhor controle glicêmico por aumentar a sensibilidade à insulina. Há aumento do hormônio GH, importante na melhora da composição corporal e queima de gordura (lipólise). Porém não é recomendado para todos, depende das circunstâncias dos indivíduos e seus objetivos.

Explicação:

Elaborada.

Perguntas interessantes