Geografia, perguntado por Montserrat2439, 10 meses atrás

Conhecida como "Dama de Ferro", Margaret Thatcher conduziu uma forte política econômica neoliberal enquanto foi primeira-ministra do Reino Unido, durante os anos 1980. é dela frases polêmicas como "não há nem nunca houve essa coisa chamada sociedade, o que há e sempre haverá são indivíduos" e "o problema do socialismo é que você no fim das contas esgota o dinheiro dos outros". Essas declarações expressam a defesa à individualidade liberal em contrapartida à perspectiva coletiva do socialismo.

• Qual sua percepção sobre o ideal pregado por Margaret Thatcher? E sobre o embate entre as liberdades individuais e a coletividade? Em sua opinião, o neoliberalismo está fortalecido ou enfraquecido nos dias de hoje?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
29
Olá!

A ideia de sacrificar a individualidade em prol do coletivo é perigosa, pois em nome de uma suposta melhora da vida da população pode se instalar o desejo de aplicar um regime ditatorial.

A liberdade é o direito fundamental do ser humano; entretanto, o neoliberalismo, assim como o socialismo, podem vir a ferir tal liberdade.

Quando as grandes empresas praticam monopólios, controlam preços e fazem fraudes no sistema financeiro, ou mesmo oferecem condições de trabalho desumanas, vemos a face perigosa do neoliberalismo.

Thatcher tem razão em defender os direitos individuais, da forma que ela o fez é plausível. Mas é preciso analisar com cuidado.

De um lado temos o socialismo que visa o coletivo, mas possui o risco de um regime de ditadura se instale, enquanto, que do outro, temos o neoliberalismo, que prega a liberdade individual, mas tem o perigo de criar um capitalismo selvagem e desumano.

Atualmente o neoliberalismo vem ganhando força, principalmente depois da eleição de Trump. Veremos nos próximos anos um embate econômico entre EUA e China, onde ambos buscarão ampliar seus mercados e atrair investidores, com base nos princípios neoliberais.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes