Português, perguntado por tamirestavares21, 1 ano atrás

Conforme Antunes (2007), “[...] herdamos dos gregos a concepção da gramática, em todas as acepções, como uma força controladora que preserva a língua contra as possíveis ameaças de desaparecimento ou até mesmo de declínio, seja pela ação de invasores, seja pela ação dos próprios membros da comunidade de falantes”.
(ANTUNES, I. Para além da gramática. São Paulo: Parábola, 2007, p. 36).

No seu material de estudo, o autor desconstrói a visão conservadora de um modelo único de gramática, apresentando uma síntese de algumas gramáticas e sua função no processo de ensino e aprendizagem. Sobre esta temática, considere V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta.

( ) Gramática prescritiva ou normativa: prescreve a língua dentro de um padrão regulador e não científico, considerando somente a variante culta, bem como, estabelece, rigidamente, a língua certa e a errada.
( ) Gramática internalizada: define-se a partir de um conjunto de conhecimento linguístico do falante que se estabelece, gradualmente, em sua memória, desde os primeiros anos de vida.
( ) Gramática descritiva: o objetivo desta gramática é descrever as possibilidades combinatórias e discursivas de uma língua, a partir do julgamento pessoal do pesquisador, caracterizando-a como uma gramática destituída de valor científico.
( ) Gramática comparativa: surgiu na Europa, por volta do século XIX, com o objetivo de estudar, comparativamente, várias línguas, geralmente pertencentes a mesma família linguística.
ALTERNATIVAS

V, V, V, V.


F, F, F, F.


V, F, V, F.


F, V, F, V.


V, V, F, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por cristinapaula04
21
V, V, F, V 

A única alternativa falsa é: "( ) Gramática descritiva: o objetivo desta gramática é descrever as possibilidades combinatórias e discursivas de uma língua, a partir do *julgamento pessoal do pesquisador, caracterizando-a como uma gramática *DESTITUÍDA de valor científico.

Livro pág 27: "descrever as possibilidades (...)*sem fazer juízos de valor sobre elas. (...)*PREVALECENDO, nesse tipo de gramática, o caráter científico."

Eliserebeca: concordo
eduardomelo09: Concordo mesmo!!!
Perguntas interessantes