Biologia, perguntado por sabrinaiguape53, 10 meses atrás

complete os espaços em branco com os respectivos nomes das partes da flor. so responda quem sober.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por antonio3891
17

Estigma é a área receptiva do pistilo das flores, onde o grão de pólen inicia a germinação do tubo polínico. Pode estar posicionado no ápice do pistilo, ou lateralmente. É a parte achatada do carpelo, situada na sua extremidade superior; possui um líquido pegajoso que contribui para a fixação do grão de pólen.

Estilete (ou estilo) é o termo da botânica que designa o prolongamento do ovário (parte inferior) até o estigma (parte superior) nas flores.

Antera é a porção terminal do estame das flores. São sacos revestidos internamente por tecido esporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen. As anteras podem ser formadas por uma ou duas tecas, ou compartimentos, divididos internamente em dois lóculos ou lojas, onde o pólen é armazenado.

Filete (ou filamento) é a designação dada em botânica à estrutura que suporta o órgão masculino das flores, o estame. São estruturas normalmente alongadas, inseridas no receptáculo floral, ou mesmo sobre as pétalas, portando a antera no ápice.

Pétalas são estruturas normalmente membranáceas, amplas, coloridas e têm muitas funções, entre as quais a atração de polinizadores.

Sépalas são peças legais da flor, situando-se no verticilo mais externo desta. São estruturas foliáceas, normalmente menores e mais consistentes do que as pétalas, e na maior parte dos casos têm a função primordial de proteger o botão floral, fechando-se sobre este antes da antese (momento de maturação de uma flor.)

Ovário é a porção dilatada basal do pistilo, o órgão reprodutor feminino das plantas com flor, que contém no seu interior os óvulos. Após a polinização, os óvulos maturam em sementes e o ovário dá origem ao fruto, encerrando as sementes no seu interior.

Anexos:

carolsousa89: :-)
sabrinaiguape53: ;)
Perguntas interessantes