compare a prática científica da idade média e a posterior ao século 17
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando se fala em ciência, há uma tendência a se pensar que ela tenha se originado apenas nos primeiros séculos da Idade Moderna, isto é, nos séculos XVI e XVII, e que tudo o que fora produzido nas épocas anteriores não possui relevância alguma. Entretanto, essa concepção é absolutamente equivocada. Tanto nas civilizações do mundo antigo quanto na Idade Média houve grandes preocupações de ordem científica e um grande desenvolvimento do conhecimento dos fenômenos naturais. Especificamente, o interesse por ciência na Idade Média era intenso, porém bem diferente do que foi feito a partir do século XVI.
Até por volta do século XV, a visão que se tinha da natureza era, em grande medida, influenciada pela filosofia natural aristotélica, isto é, pela física e a metafísica de Aristóteles. Desse modo, o mundo era encarado como um cosmos, dotado de uma ordenação harmônica repleta de correspondências entre os fenômenos celestes e os terrestres. Grosso modo, havia uma visão da natureza em conjunto. Tal perspectiva, que permeou a Antiguidade e a Idade Média, foi exaustivamente estudada por autores como Stanley Jaki e Alexandre Koyré.
Na Idade Média a prática científica era por meio da evidência empírica ,ou seja, a observação. No século XVII a ciência experimental ganhou ênfase, as Leis da Natureza começaram a ser aplicadas para desvendar os fenômenos.
A Revolução Científica do XVII
Aristóteles era o principal influenciador da ciência durante a Era Medieval. Além disso, muitas teorias partiam dos princípios do cristianismo.
No final da Idade Média, Galileu Galilei já vinha desenvolvendo o que seria chamado de revolução científica que, no século XVII pregava uma teoria revolucionária livre de influências místicas ou da teologia.
Saiba mais sobre a revolução científica em: https://brainly.com.br/tarefa/4642381