Química, perguntado por rodrigoeuf, 2 meses atrás

Como se da a condução elétrica na água pura (H2O). É possível? Justifique sua resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por vitorgabrielsa
1
Não é possível. Pois a agua pura, somente H20, não conduz eletricidade, na verdade a água destilada é resistente a passagem de corrente. Junto a isso, o que permite a condução de eletricidade são os metais dissolvidos na água.

Espero ter ajudado ‘

vitorgabrielsa: Olá. Irei alterar a resposta, por gentileza, análise se responde a sua questão de forma suficiente
vitorgabrielsa: Olá, infelizmente o período para alteração da resposta se alterou, logo não consigo mais adicionar qualquer coisa a mesma, porém irei trazer alguns esclarecimentos sobre a questão no comentário a seguir.
vitorgabrielsa: 1) Primeiramente, para se ter a condutividade em algum material é fundamental que o mesmo contenha partículas portadoras de cargas em movimento. Na natureza, são duas essas partículas, os elétrons, encontrados na nuvem eletrônica de liga metálicas e os íons livres em estado líquido, de compostos iônicos fundidos, ou dissolvidos em alguma substância.
vitorgabrielsa: 2) Nesse contexto, a geração da corrente elétrica se da a partir da DDP existente entre dois pontos no espaço o que, consequentemente, promova a movimentação de um número de partículas considerável, conduzindo, assim, a energia. A água em sua forma pura, apresenta somente uma pequena quantidade de íons criados pelo seu processo de auto ionização, estabelecido pelo equilíbrio químico, 2H20 ⇌ OH- + H30+.
vitorgabrielsa: 3) Todavia, a constante de equilíbrio iônico da água (Kw) é de 10^-14, uma constante extremamente pequena, dessa forma, trabalhando com o cálculo de equilíbrio químico, descobrimos que para produzir um par de íons livres na água são necessários 10^7 moléculas de H2O, existindo, portanto, para cada íon formado milhões de moléculas não ionizadas e que não conduzem corrente elétrica.
vitorgabrielsa: 4) Por fim, quando aplicamos uma tensão na H2O pura, de módulo conhecido, como também usarmos os dados encontrados na na primeira Lei de Ohm, que relaciona o tensão, resistência e corrente elétrica, vemos que a corrente existente na solução, em relação com a DDP aplicada, demonstra a resistência de 18 milhões de Ohms por centímetro cúbico.
vitorgabrielsa: 5) Nesse contexto, para demonstrar quão alto é esse valor, vamos supor que seria do interesse ligar uma geladeira, que trabalha com 2 amperes de corrente, e o seu fio, que conecta a tomada, está partido, mas conectado com uma figura geométrica de água pura de 1 cm3, que permite o funcionamento do aparelho, nesse caso para a corrente elétrica ultrapassar somente esse bloco de H2O serão necessários mais de 36 milhões de volts, um valor totalmente absurdo.
vitorgabrielsa: 6) Dessa maneira, mesmo que levemos em conta o efeito auto ionizante da H2O, a sua grande resistência elétrica não permite, em condições normais (sendo normais valores aceitáveis, que são encontrados encontrados na natureza ou pela operação humana), que seja formada uma corrente elétrica significativa, não sendo, portanto, a água pura capaz de conduzir eletricidade, sendo mais plausível cientificamente tratar lá como isolante elétrico* do que condutor.
vitorgabrielsa: 7) * Lembrando que os isolantes não impedem a passagem completa da corrente, e sim, apresentam tamanhas resistências elétricas que permitem a passagem de correntes de valores irrelevantes.
vitorgabrielsa: Espero que tenha atendido as suas expectativas ;) A resposta para essa questão é um pouco complexa, porém possível de ser entendida.
Perguntas interessantes