Como são tratados os negros em Portugal?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Um artigo que tenha a pretensão de abordar temáticas como essa deve ser escrito com muita cautela. Isso porque ao mesmo tempo que ele é construído com base em experiências pessoais, sua existência parte de uma premissa universal (ou que ao menos deveria ser) que é: o racismo existe.
Falar sobre a experiência de ser negra em outro país é sempre algo muito delicado. Espero que, ao compartilhar minhas impressões, possa ajudar outras mulheres negras que tenham o desejo de imigrar e possam estar receosas.
Todos sabemos que Portugal guarda na sua história a mancha da escravidão. O país exerceu papel central no tráfico transatlântico africano e na cruel divisão do continente em colônias. Foi ele o responsável por levar os negros africanos para o Brasil a fim de servirem de mão-de-obra escrava.
Também é fácil de se imaginar que as nódoas da escravidão não deixam de existir de um instante para o outro. Elas estão refletidas nas desigualdades raciais e no racismo muitas vezes velado. Isso ocorre na sociedade brasileira, e não seria diferente na sociedade portuguesa.
Os problemas relatados por negros em Portugal, na verdade, assemelham-se àqueles que ocorrem em território brasileiro, com histórias de discriminação no ambiente de trabalho, preferência dos senhorios por inquilinos brancos e atitude mais dura da justiça em relação aos negros.
Ambos países também enfrentam o problema de renegar seu passado escravocrata, o que faz com que o racismo intrínseco da sociedade se revele em uma negação de si mesmo. Esses são problemas que se refletem na forma como tais sociedades estão organizadas e é importante ter consciência disso.
No entanto, quero também relatar minha experiência pessoal enquanto mulher negra brasileira em Lisboa. Tendo me mudado para Portugal da Irlanda, estava desacostumada a ver muitos negros no mesmo ambiente que eu, simplesmente porque a imigração negra para a Irlanda é coisa nova. Isso não quer dizer que não existam negros irlandeses ou negros na Irlanda: eles existem, mas são poucos em uma sociedade predominantemente branca.
○Espero ter ajudado○
^-^
Anexos:
tainamikaella2:
é a mesma coisa com todos os negros espero q esteja certo
Perguntas interessantes