Química, perguntado por fernan47, 1 ano atrás

Como resolvo essa questão ?

Gabarito: 16 + 04

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Chanceler
1


Justificativa

01) — a solução estoque 1, para a definicao de Arrenhius, é um ácido, pois quando dissolvido em "água" liberará íons hidrogênios que se unirão a água, produzindo os hidrônios: HCl + H2O → Cl- + H3O+. A produção de íons hidrônios acidifica a solução,em outras palavras, torna ácida com pH entre 0 a 7. Então, não pode ultrapassar de pH = 7, pois senão a solução seria básica.

02) — estaria quase certa se o pH ácido não fosse considerado entre 0 e 7.

04) — para se preparar uma solução tampão, é necessário ter um ácido fraco e uma base forte. ou uma base fraca com um ácido forte. O ácido etanoico (CH3COOH) é um ácido fraco, tendo seu coeficiente de ionização abaixo de 5%. Os metais alcalinos tendem a produzir bases fortes, tendo seu grau de dissociação acima de 50%. Por ser um ácido fraco e uma base forte, podemos montar uma solução tampão.

08) — O HCl é um ácido forte, tendo seu grau de ionização acima de 50%. O que não convém formar uma solução tampão com o NaOH que é uma base forte.

16) — dissolver substâncias em água é o principal fator do pH. Como disse no início, Arrenhius define ácido e base quando liberam H3O+ e OH- quando "dissolvido em água". Se não tem água, não tendem a liberar estes íons. Se não tem estes íons, não tem pH.
observe: se eu misturo HNO3 com NaOH, irá produzir um sal e água:

HNO3 + NaOH → NaNO3 + H2O

Ele não produziu H3O+ e OH-, que é o que define a natureza do pH.
Mas aí você fala: mas produziu água na reação!

Pode até ter produzido, mas não tem como produzir H3O+ e OH-

fernan47: Muito obrigado
Chanceler: Disponha! Espero ter sido claro com as justificativas. Caso você fique com alguma dúvida é só comentar!
Perguntas interessantes