Leia o texto a seguir com atenção: “1 de dezembro de 1640, em Lisboa, revoltosos populares e da nobreza tomaram o poder e restauraram a independência portuguesa. D. João, duque de Bragança, foi aclamado rei de Portugal, no palácio hoje designado Palácio da Independência. Todavia, foi necessário reforçar o exército, fabricar armas e fortalezas nas zonas fronteiriças para garantir a independência, através das guerras da restauração, que duraram de 1640 a 1668, pois só então, com o tratado de paz em Lisboa, os espanhóis reconheceram a independência portuguesa.” Assinale a alternativa CORRETA. Com base na análise do texto, podemos afirmar que:
a) Os espanhóis reconheceram a independência portuguesa em 1º de dezembro de 1640
b) As guerras de Restauração duraram de 1640 a 1680, quando foi assinado o tratado de Paz em Madri.
c) A independência de Portugal só foi reconhecida pela Espanha após uma guerra concluída com a assinatura do tratado de paz em Lisboa.
d) O movimento pela Restauração portuguesa contou somente com a participação popular.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Letra C
Explicação:
Se os motivos de descontentamento nacional se somavam contra as prepotências espanholas, a assumida liderança do movimento da parte do duque de Bragança, D. João, aquando dos apoios externos franceses e internos, da nobreza e do povo, garantiram a durabilidade do movimento da restauração da independência de Portugal face à Coroa Espanhola.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás