como que funciona o esporte do surf
Soluções para a tarefa
Explicação:
Surfe é um esporte individual, radical, praticado no mar. No surfe, o desafio é se manter o maior tempo possível em pé sob uma prancha, deslizando sob as ondas e realizando manobras radicais, com vários níveis de dificuldade.
Posteriormente, os reis das ilhas do Hawai passaram a praticar este esporte com pranchas feitas de madeira retiradas de árvores locais. Foi no Hawai que o surfe tornou-se uma cultura. Porém, com a chegada dos europeus as ilhas em 1778, o surfe, assim como todos os traços culturais dos nativos foram sendo oprimidos. No inicio do século XX, o surfe ressurgiu aos poucos, devido ao interesse dos estrangeiros em aprender o esporte. Em 1908 foi fundado o clube “The Hawaiian Outrigger Surf and Canoe Club”.
A divulgação deste esporte se deve a um campeão olímpico de natação do Havai chamado Duke Kahanamoku. Aproximadamente no ano de 1920 começaram a surgir os primeiros campeonatos nos Estados Unidos, na Califórnia.
A fabricação da primeira prancha de fibra data de 1949 e foi feita por Bob Simons. A partir de 1960 o surf o surf tornou-se um esporte profissional. Hoje a ASP (Association of Surfing Professionals) é quem realiza e organiza o circuito mundial de surf.
Atualmente, alguns surfistas desafiam a natureza ao procurar as maiores ondas para surfar. È a modalidade tow-in. Para chegar a essas ondas, são puxados com um jet sky até essas ondas gigantes, que podem ultrapassar os 20 metros de altura.
As linhas do surfe são:
• Clássica - dá mais importância ao estilo em detrimento à força.
• Moderna – dá mais importância à força e a radicalidade do que o estilo
As manobras mais radicais do surfe são:
• Tubo – o surfista fica envolto pela onda, “dentro” dela.
• Aéreo – o surfista usa a onda como rampa, alçando vôo e “pousando” novamente sob a água.
• Outras manobras são: 360°, cut-back, rasgada, cavada, batida e floater.
O surfe pode ser praticado por crianças a partir de 5 anos, desde que saibam nadar.
O atual campeão mundial de Surf é o australiano Mick Fanning (2007).