Geografia, perguntado por gabriellyelllem, 3 meses atrás

Como podem ser as raízes? 1 ponto a) Subterrâneas, aquáticas e sugadora. b) Subterrâneas, parasita e aéreas. c) Suculenta, aquáticas e aéreas. d) Superficial, aquáticas e aéreas. e) Subterrâneas, aquáticas e aéreas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por joseliamoreira20
1

Resposta:

E) Subterrâneas, aquáticas e aéreas

Explicação:

Raízes aéreas:

Raízes estranguladoras ou cinturas: são adventícias que se formam a partir de ramos laterais, abraçamoutro vegetal e, muitas vezes, o hospedeiro morre. Exemplo: cipós, mata-pau.

Raízes grampiformes: são adventícias com formas de grampos, que fixam a planta trepadora a um substrato, outra planta ou não. Exemplo: hera.

Pneumatóforos: raízes respiratórias. Com geotropismo negativo. Ocorrem em manguezais (Avicennia, Laguncularia) e em pântanos (Taxodium). Possuem pneumatódios, estruturas semelhantes a lenticelas, para auxiliar na absorção de O2. Com aerênquima bem desenvolvido.

Sugadoras ou haustórios: adventícias com órgãos de contato (apressórios). Do interior dos apressório surgem os haustórios (são raízes finas, órgãos chupadores que penetram no corpo da planta hospedeira, parasitando-a e retirando alimento). No caso das holoparasitas, penetram até o floema e no caso das hemiparasitas, até o xilema. Cuscuta e erva-de-passarinho.

Raízes suporte: são raízes adventícias. Aparecem em plantas que vivem em solos pantanosos ou possuem

uma base muito pequena, em relação à sua altura. Brotam em direção ao solo e nele se fixam e se aprofundam, aumentando a área de fixação da planta (Zea mays).

Raízes tabulares: têm grande desenvolvimento, tomam o aspecto de tábuas perpendiculares ao solo, ampliando a base da planta, dando maior estabilidade. São em parte aéreas e em parte subterrâneas. Ficusmicrocarpa.

Raízes aquáticas:

Raízes aquáticas são raízes que se desenvolvem na água como por exemplo a vitória-régia e o aguapé.

Raízes subterrâneas:

Raiz Axial/pivotante: com raiz principal, secundárias pouco desenvolvidas. Característica das Dicotiledôneas e Gimnospermas.

Raiz Fasciculada: sem raiz principal. Característica das Monocotiledôneas.

Raízes tuberosas: têm grande desenvolvimento lateral. Resultam de crescimento secundário ou de crescimento anômalo das raízes. Especializadas no armazenamento de reserva nutritiva.

Podem ser órgãos de resistência para períodos desfavoráveis. Pode ser axial-tuberosa (cenoura, nabo, rabanete, beterraba), adventícia-tuberosa (dália) ou secundária-tuberosa como a batata-doce.

Perguntas interessantes