Pedagogia, perguntado por dorinhacarneiro, 1 ano atrás

Como percebemos a sociedade atual?

Soluções para a tarefa

Respondido por mayjane92
1

Resposta:

Hoje, vivemos numa sociedade do medo. Somos no dia a dia perseguido por diversos tipos de medo. Um dos medos é de ficar para traz e não conseguir acompanhar as mudanças. O medo na atualidade é um dos pontos centrais da modernidade líquida.

Em poucas palavras, modernidade líquida, para Bauman (2010) é a época atual em que vivemos. É o conjunto de relações e instituições, além de sua lógica de operações, que se impõe e que dão base para a atualidade. É uma época de incerteza e insegurança. É nesta época que toda a fixidez e todos os referenciais morais da época anterior, denominada pelo autor como modernidade sólida, são retiradas do palco para dar espaço à lógica do agora, do consumo, do prazer e do artificialismo.

É nesta atual sociedade que as relações de trabalho cada vez se corrompem.Assim, empregos temporários, meia jornada, são situações fáceis de perceber e consideradas reais pela sociedade e surge o desemprego crônico.

Fica difícil localizar esses medos, já que os sentimos, mas não os enxergamos. Eles procedem virtualmente em todos os lugares. Existem trabalhos instáveis, as parcerias ás vezes não dão certo, o sujeito é demitido sem aviso prévio; as ameaças tóxicas; a comida de má qualidade, etc. os medos não são iguais, mas se alimentam uns com os outros. Esse estado de medo cria um ambiente de insegurança e de ansiedade e não sabemos como agir.

Essa liquidez do medo faz com que seja explorada política e comercialmente. Os políticos e os comerciantes de bens de consumo veem como um aspecto em mercado lucrativo. Nisso tentamos fugir e isso é bom para o político e o comércio. O medo, a ansiedade vai alimentar essa indústria do medo. Adquirir bens para se sentir mais seguro, só alivia uma parte da tensão, por breve tempo. Os medos líquidos da atualidade ainda abrem buracos para decepções políticas e comercias. Os conceitos que antes serviam para nos orientar parecem que não servem mais. Precisamos de novos conceitos, para organizar nossas experiências de forma que percebemos sua verdade e ler as mensagens escondidas e com tendência enganosa.

Espero ter ajudado!


dorinhacarneiro: Esta resposta serve para aspectos culturais, políticos e sociais?
Perguntas interessantes