como os clássicos da Idade Antiga, Média e Moderna concebiam a inteligência
Soluções para a tarefa
Na Idade Antiga (4000 a.C. a 476 depois de Cristo – d.C.)
O cérebro já era relacionado as atividades de pensar.
Para os egípcios, o pensamento estava localizado no coração e o julgamento, na cabeça ou nos rins.
Já Pitágoras e Platão acreditavam que a mente estava no cérebro.
Na Idade Média – séculos V a XV
Os estudiosos tentavam explicar o conhecimento a partir do trivium e do quadrivium. Segundo eles, toda pessoa educada deveria esses conhecimentos.
A Igreja Católica era quem monopolizava o conhecimento e fundou as primeiras universidades
Idade Moderna – séculos XV até XVIII
A localização da mente segundo Descartes era na glândula pineal, conhecida hoje como hipófise.
Hoje sabemos que o pensamento está relacionado ao cérebro
Ao longo da história, o conceito de inteligência mudou com frequência, mas foi nos últimos tempos que evoluiu enormemente, assim temos que:
- Durante a Idade Antiga:
A primeira referência que se tem na civilização ocidental, mais próxima do conceito de mente, encontra-se naos poemas homéricos da Ilíada e da Odisséia com a palavra psique.
Platão e Aristóteles também fizeram observações no campo da inteligência. Para Platão, um aspecto da inteligência foi a capacidade de aprender, enquanto que Aristóteles
- Durante a Idade Média:
Autores como Buenaventura e Aquino levantaram pontos de vista sobre a mente próximos ao platonismo e ao aristotelismo, respectivamente.
A palavra intellectus tornou-se o termo técnico acadêmico para compreensão e uma tradução do termo filosófico grego nous, associado as teorias metafísicas e cosmológicas da teleologia escolástica, incluindo teorias da imortalidade da alma.
- Durante a idade moderna:
Com o Renascimento, Huarte apontou que quatro condições eram necessárias no cérebro para que a pessoa tivesse engenhosidade e habilidade.
Durante o século XVII, autores como Descartes, Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Locke e David Hume teriam uma visão mais científica e mecânica da mente. Durante o Iluminismo, os filósofos usaram a razão científica para compreender a mente humana.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25919931