como o ushahid tem sido utilizado ao redor do mundo
Soluções para a tarefa
Resposta:

Ushahidi: usando as mídias sociais para salvar vidas
ShareAmerica
-
12 de janeiro de 2015
Após a eleição presidencial do Quênia em 2007, a violência tomou conta das ruas. Para ajudar pôr fim a isso, alguns jornalistas com experiência em tecnologia criaram um site — e mais tarde, um aplicativo — que permitia que os cidadãos reportassem e mapeassem incidentes em tempo real por e-mail e mensagens de texto. Esse foi o início da plataforma Ushahidi, que significa “testemunho” em suaíli.
Desde então, o kit de ferramentas de fonte aberta, com base em nuvem da Ushahidi se expandiu. Grupos da sociedade civil e indivíduos ao redor do mundo têm usado Ushahidi para mapear desastres naturais, epidemias e distúrbios civis, e para promover uma ampla variedade de causas sociais, políticas e ambientais.
A plataforma de software gratuita do Ushahidi foi usada para criar um mapa conectando voluntários com pessoas que estavam em perigo, durante os incêndios que aconteceram na Rússia em 2010. E possibilitou uma configuração rápida do Mapa de Recuperação Christchurch depois de um terremoto em 2011 na Nova Zelândia. O mapeamento de crises através do uso de conhecimentos coletivos para criar soluções, ou crowdsourcing, durante o terremoto de 2010 no Haiti e o terremoto e tsunami de 2011 no Japão contou com as ferramentas da Ushahidi, da mesma maneira que o mapa do conflito na Síria (site em inglês) que ajudou as agências de assistência a prestar ajuda vital àqueles afetados pela guerra civil e pela brutalidade do EIIL.
O site original da Ushahidi se transformou em uma plataforma de software gratuita e de fonte aberta que agiliza a coleta de informações. Dados obtidos através de mensagens de texto, e-mail, Facebook, Twitter, YouTube e Flickr são usados para traçar mapas interativos. Ushahidi não aceita financiamento governamental; depende de subvenções filantrópicas e rendimentos de clientes de software personalizado.
A organização sem fins lucrativos do Quênia desenvolveu outras ferramentas além da plataforma Ushahidi: