como o PH interfere no nosso cotidiano?
Soluções para a tarefa
O pH nos ajuda no entendimento do funcionamento do nosso corpo e também serve para determinar a qualidade de alguns alimentos.
Resposta:
O pH indica a acidez, basicidade ou a neutralidade de um meio. Conhecer o pH de uma solução auxilia no entendimento dos parâmetros de uma reação química, no funcionamento do nosso corpo e também para determinar a qualidade de alguns alimentos.
Explicação:
Sangue
O pH normal do sangue arterial é de 7,4, enquanto do sangue venoso é de cerca de 7,35. Ele é mais ácido devido às maiores concentrações de H2CO3. Quando o nível está acima, ou abaixo do valor normal, a frequência respiratória é alterada a fim de regular novamente.
Estômago
O nível de acidez do estômago varia entre 1,5 e 2,0, por conta da sua cavidade conter o HCl (Ácido Clorídrico). Indivíduos com gastrite apresentam o pH acima de 2.
Urina
O pH da urina varia de 4,5 a 8 e cada nível indica se o indivíduo está saudável ou se há alguma complicação. Por exemplo, valores acima de 7 podem indicar presenças de bactérias na urina.
Cólon
O nível de basicidade do Cólon pode variar entre 7,9 e 8,5 e suas disfunções podem comprometer toda a flora intestinal, e consequentemente, a imunidade do indivíduo, por exemplo.
Boca
O pH da saliva pode variar entre 6,8 e 7,2 e suas disfunções podem interferir inclusive na formação de aftas e na retirada do esmalte dos dentes.
Pele
O pH da pele varia entre 4,6 a 5,8 e fora dessa margem, podem aparecer alguns problemas como ressecamento, vermelhidão ou outros sintomas.
Cabelo
O pH do cabelo saudável está entre 4,5 e 5,5, sendo que suas disfunções podem causar danificação, porosidade, escamas, entre outros sintomas.
O pH dos alimentos
A indústria alimentícia utiliza o pH como parâmetro para saber se um produto está de acordo com os resultados e com as normas vigentes. Quaisquer alterações podem indicar falhas na fabricação e que os produtos não estão adequados para o consumo. Veja alguns exemplos:
Leite
O pH ideal do leite deve estar entre 6,6 e 6,8. Qualquer variação para fora desse limite, pode indicar a contaminação do leite por algum microrganismo ou contribuir para o aparecimento de microrganismos patogênicos.
Cerveja
Durante o processo de mosturação da cerveja é ideal que o pH esteja entre 5,2 a 5,5. Esse valor proporciona a atividade ideal das enzimas ∝-amilase e β-amilase. Em um nível maior, essas enzimas podem trabalhar de maneira disfuncional levando um tempo maior na mosturação e provocando um teor alcoólico menor do que o desejável.
Vinagre
O pH do vinagre varia de 2,3 a 3,0 dependendo da sua composição. Essa acidez é proveniente da oxidação do álcool presente no vinho ou do malte de cereais.
Coca-Cola
O nível de acidez da Coca-Cola varia em torno de 2,5. A acidez presente nessa bebida ajuda na intensificação do sabor e para evitar o desenvolvimento microbiológico. Nos refrigerantes sem açúcar da marca, a acidez é proveniente do ácido fosfórico adicionado à bebida.
tentei '-'