como o governo bolchevique venceu a guerra?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Rayemilly Aluno
A guerra civil, deflagrada pela chegada dos bolcheviques ao poder, opôs "vermelhos" aos "brancos" (antibolcheviques) entre os anos de 1917 e 1921. Estes reuniam, no momento de maior amplitude do conflito, partidários do regime imperial deposto em fevereiro de 1917, os mencheviques e seus aliados políticos, forças militares estrangeiras (ingleses, franceses, japoneses e norte-americanos), além de um bem armado contingente de soldados tchecos (a Legião Tcheca) que cruzando a Rússia para ir lutar contra os alemães, acabaram retidos pela revolução e por esta guerra civil.
Os bolcheviques organizaram um exército propriamente dito - o Exército Vermelho sob o comando de Trótski, para substituir milícias e grupos irregulares de voluntários então existentes e implementaram, no campo econômico, o chamado "Comunismo de Guerra", pelo qual assumiram o controle total das atividades produtivas. Por este mecanismo eles conseguiram não só aumentar a oferta de recursos materiais para o esforço de guerra, como puderam direcionar com mais eficiência o pouco que dispunham. Anulando o mercado e estabelecendo uma economia de controle centralizado, os bolcheviques dispunham de uma maior capacidade de organização e distribuição de matérias primas, alimentos, combustíveis e recursos humanos.
Deve-se lembrar também, que os bolcheviques enfrentavam, nas fases iniciais da guerra diversos inimigos que lutavam separados e desorganizadamente, ao mesmo tempo em que eles, bolcheviques, tinham uma área muito menor para defender - as cidades de Petrogrado e Moscou com suas adjacências, principalmente, e alguns bolsões esparsos no país. Já os brancos, não raro, lutavam não só contra os vermelhos como entre si, já que o general Kornilov e o almirante Kolchak ambicionavam a tomada do poder.
E, finalmente, com o passar do tempo e com o encerramento da 1ª Guerra Mundial, a opinião pública dos países intervencionistas pressionaram pelo retorno das suas tropas e estas, também demonstravam claramente sua insatisfação recusando-se a lutar ou fazendo-o com pouco ou nenhum empenho. Não raro, trabalhadores em geral e portuários em particular, também ajudaram por meio de atrasos, manifestações, greves e sabotagens, dificultando o esforço intervencionista das potências capitalistas aos brancos.