Como o conhecimento de cálculos de probabilidade podem ser úteis para resolução de
problemas aplicados à genética?
Soluções para a tarefa
Resposta:
é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade, por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.
Para compreender esse ramo, é extremamente importante conhecer suas definições mais básicas, como a fórmula para o cálculo de probabilidades em espaços amostrais equiprováveis, probabilidade da união de dois eventos, probabilidade do evento complementar
A Genética é outra área que utiliza as teorias da probabilidade, pois os acontecimentos nesse ramo da Biologia envolvem eventos aleatórios, como o encontro dos gametas masculinos e femininos com determinados genes na fecundação. Vamos supor que um indivíduo heterozigoto para determinada característica (Aa) forma dois tipos de espermatozoides, A e a. Caso uma mulher também seja heterozigota, formará óvulos A e a.
é um conceito até que simples, veja:
eu tenho um dado de 4 lados, se eu quiser que o número que apareça seja par, então eu terei 50% de chance de cair o que eu quero e 50% de cair qualquer outro valor que não seja par (ímpar no caso).
enfim... normalmente nos estudos da genética, usamos a tabelinha para encontrar os possíveis valores do entrosamento de AA e aa. (por exemplo)
aa AA
Aa | Aa
Aa | Aa
assim temos as possibilidades de ter um resultado Aa (que são todas nesse caso), mas caso eu queira saber um outro resultado de outra tabelinha...
aa Aa
Aa | aa
Aa | aa
aqui temos 50% de chance de ter como resultado aa e Aa.
Se eu perguntar, em relação a essa ultima tabelinha, qual é a probabilidade do resultado ser Aa ou aa, qual seria sua resposta?
bem, existe um conceito em matemática que diz que a palavra ou significa 'mais' e a palavra e significa 'vezes'.
então nesse caso seria 1/2 + 1/2 (50% + 50%), isso dá 100%, pois como as únicas opções são Aa e aa qualquer resultado já seria favoravel ao que você queria.
mas e se eu te perguntasse qual a chance de ter Aa e aa nas tabelas a seguir:
Aa Aa
AA | Aa
Aa | aa
aa Aa
Aa | aa
Aa | aa
Na primeira tabela temos 50% de chance de ter como resultado Aa, já na segunda temos também 50% de chance de te aa como resultado, porém como ele que Aa e aa, o calculo vai ser diferente.
1/2 . 1/2 (50% vezes 50%) = 1/4 (25%)
e dessa forma a prrobabilidade caminha junto com a genética. Espero ter ajudado, qualquer dúvida comente aqui em baixo :)