Como funciona um pulmão atificial
Soluções para a tarefa
O primeiro é o oxigenador, que recolhe o sangue venoso e o “arterializa substituindo a tarefa que é naturalmente efetuada pelo pulmão: trata-se do pulmão artificial.
Sobre o conjunto de bombas propulsoras ergue-se um cilindro de vidro, o oxigenador de discos. No interior do cilindro, giram discos ondulados de aço inoxidável, em torno de um eixo comum. A função desses discos é a de laminar o sangue venoso, que vem das veias cavas impelido pela gravidade. As bombas do oxigenador pressionam o oxigênio, empurrando-o para dentro do cilindro.
Através de um finíssimo tubo perfurado, o oxigênio se espalha pelo cilindro de modo uniforme. A fina película de sangue que se forma sobre as superfícies onduladas dos discos absorve o oxigênio e transforma-se em sangue arterial.
O número de discos não é o mesmo para qualquer intervenção. Precisa variar de acordo com a quantidade de sangue que deve ser mantida em circulação. As necessidades orgânicas de trocas metabólicas variam conforme a área de superfície viva existente. Por isso, o número de discos varia conforme o peso e a altura, ou seja, a superfície corpórea do paciente. Por exemplo: até 10 kg de peso exigem 35 discos; para um adulto de mais de 60 kg são necessários 120 discos.
Resposta:
É uma técnica em que o sangue é retirado do corpo e bombeado para fora do por uma veia. O sangue passa por uma bomba e por uma membrana de oxigenação extracorpórea, aonde ele elimina o gás carbônico e é oxigenado, o que seria a função do pulmão
Explicação:
Es pero ter ajudado