Química, perguntado por Jmink, 1 ano atrás

como funciona a lampada?

Soluções para a tarefa

Respondido por Thallyaf2
3
Depende do tipo de Lâmpada! 

Lâmpada Fluorescente utiliza a descarga elétrica através de um gás para produzir energia luminosa. consistem em um tubo de vidro, tendo em suas extremidades eletrodos metálicos de tungstênio (catodos), por onde circula corrente elétrica. Em seu interior existe vapor de mercúrio ou argônio a baixa pressão e as paredes são pintadas com materiais fluorescentes, conhecidos por cristais de fósforo. 
Os elétrons deslocando-se no interior da lâmpada, esbarram nos átomos do vapor de mercúrio. Estes choques provocam liberação de energia luminosa não visível, tipo radiação ultra violeta. Esta radiação transmite-se em todas as direções e , em contato com a pintura fluorescente do tubo, produz radição luminosa visível. 

As Lâmpadas Incandescentes utilizam um fio de tungstênio encerrado num bulbo de vidro. Esse fio tem diâmetro inferior a 0,1 mm e é enrolado segundo uma hélice cilíndrica. Passando corrente elétrica no filamento, ele se aquece a uma temperatura da ordem de 3.000 º C. O filamento torna-se, então, incandescente e começa a emitir luz. No interior da lâmpada não pode haver ar, pois dos contrário o filamento se oxida e incendeia-se. Antigamente fazia-se vácuo no interior do bulbo, porém isso facilitava a sublimação do filamento (passagem do estado sólido para o estado de vapor). Passaram, então, a injetar um gás inerte, em geral o argônio ou criptônio.A lâmpada incandescente é uma lâmpada de baixo rendimento, gera muito mais calor do que luz. Apenas 5% da energia, aproximadamente, é transformada em luz. 
Para obter diferentes luminosidades, o fabricante altera, geralmente, a espessura do filamento: quanto maior a espessura maior a corrente elétrica e, portanto, maior a luminosidade.
Perguntas interessantes