como expressar a gravura ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O homem sempre teve a necessidade de se comunicar, expressar-se e registrar fatos para as próximas gerações. Para tal, faz uso das mais diversas manifestações artísticas como o canto, a dança, a escrita, o desenho e as formas estéticas. Todas tão antigas e importantes para a sociedade que impossibilitam a determinação precisa da precedência entre as mesmas.
Dentre estas manifestações têm-se as epígrafes (inscrições antigas em matéria sólida como madeira, rocha, osso e metal), as quais foram sucedidas pela gravura (como inscrição e reprodução), que originou o desenho descritivo, a fotografia e as diversas formas de reprodução de imagens.
Os gravadores prestaram-se e ainda o fazem como contadores de história (cordéis – prática introduzida no Brasil pelos portugueses), registradores históricos (acompanhando expedições exploradoras de novas terras) e reprodutores de imagens (possibilitando maior divulgação e acessibilidade, evitando a figura do último possuidor). Para estes fins, faziam uso, primeiro por necessidade, segundo por opção artística, dos materiais disponíveis como a madeira, pedra, metal, osso, tecido e outros (hoje, inclusive, o meio digital).