como calcular herança autossomica recessiva
Soluções para a tarefa
Herança autossômica recessiva é aquela que se refere a uma característica fenotípica que necessita da presença de dois alelos para se manifestar. Seu cálculo será baseado no genótipo dos genitores.
Herança autossômica recessiva
Características fenotípicas que são reguladas por um único gene, de acordo com a Primeira Lei de Mendel, possuem dois tipos alelos que definem a manifestação da característica: os alelos dominantes e os alelos recessivos.
Cada gene apresenta dois alelos, um em cada cromossomo homólogo, que participarão da determinação de uma determinada característica. Os alelos dominantes são aqueles que se manifestam no fenótipo com apenas uma cópia estando presente, enquanto os alelos recessivos necessitam de duas cópias para se manifestar no fenótipo.
A seguir temos um exemplo da doença conhecida como fenilcetonúria. Esta doença afeta seres humanos e segue um padrão autossômico recessivo de herança, ou seja, para que a doença ocorra é necessária a presença de dois alelos recessivos. Abaixo representaremos o resultado de cruzamento de dois genitores heterozigotos:
Aa × Aa
A | a
A| AA | Aa
a| Aa | aa
Note que "A" representa o alelo dominante e "a" representa o alelo recessivo. Observe que neste exemplo existem quatro genótipos possíveis e apenas um deles levaria ao desenvolvimento da doença. Portanto a probabilidade de um filho deste casal apresentar fenilcetonúria é de 1/4, pois é necessário o genótipo "aa" neste caso.
Você pode continuar estudando sobre herança autossômica recessiva aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46852575
#SPJ4