Artes, perguntado por nicollysilva2897, 10 meses atrás

Como as religiões se adapta pelo mundo? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por rogercruz17
2

Resposta:

"Este é o meu corpo."

Essas palavras, gravadas nos testamentos como tendo sido pronunciadas por Jesus durante a Última Ceia, são ditas diariamente em igrejas do mundo todo antes da comunhão. Quando cristãos ouvem essas palavras faladas no presente, somos lembrados do passado, que está sempre conosco.

Mas quanto do passado é lembrado pelos cristãos? Sem dúvida os últimos dois milênios, marcados também por disputas de doutrinas, divisão de igrejas, episódios de violência, excomunhões, pronunciamentos papais e vários debates metafísicos, todos orbitando em torno da comunhão.

Mas nós podemos ir ainda mais para trás no tempo, para o desenvolvimento das tradições orais que foram fixadas em textos que incorporaram o Novo Testamento. E podemos retroceder ainda mais, muito antes do surgimento do Cristianismo. Afinal de contas, Jesus era judeu e seu ato de partir o pão com os discípulos nos lembra da história inteira do povo judeu, incluindo sua fuga da escravidão egípcia e o recebimento do Torah no Sinai.

É possível, porém, ir ainda mais longe. Qualquer refeição religiosa é, antes de mais nada, uma refeição. É um ato de compartilhar uma mesa, certamente um ritual importante no Antigo Oriente. O sêder (jantar cerimonial judaico em que se recorda a libertação do povo de Israel), e depois a comunhão, foram "apropriados" teológica e liturgicamente, mas os sentimentos positivos sobre compartilhar uma refeição já estavam lá. Esses sentimentos existem desde a emergência dos humanos modernos, há 200 mil anos.

Explicação:

Perguntas interessantes