Pedagogia, perguntado por livianedinis, 1 ano atrás

Como a visão cognitivista explica a aquisição da linguagem?

Soluções para a tarefa

Respondido por jegielegodoi65
0

Resposta:

A teoria piagetiana de aquisição da linguagem ressalta que todo ser humano passa a desenvolver suas habilidades a partir da interação, e o ambiente é o principal impulso para desenvolver o conhecimento da criança. Afirmando assim que a aprendizagem acontece através do que ela aprecia ao seu redor. Contudo para uma boa aprendizagem é evidente que devemos estimulá-la.

Assim sendo, diante dos estudos realizados sobre aquisição da linguagem foi comprovado que não só para Piaget, mas com para outros estudiosos a linguagem é influenciada pelo ambiente. Portanto o ser humano nasce com a capacidade de aprender, necessitando apenas de estímulos externos, desenvolvendo assim a linguagem, abrindo caminhos para novas discussões a cerca da aquisição da linguagem.

Dentre as teorias do conhecimento já pesquisadas é possível que a aquisição da linguagem seja a mais completa delas. Ela é completa não só porque abrange a aquisição de conhecimentos pelo homem desde o nascimento até a idade adulta, mas também porque ela procura responder quais são os processos desta aquisição.

Sobre essa perspectiva, os objetivos, sem duvida, foram alcançados, pois fica claro que a linguagem vem ser um dos principais, se não o principal mecanismo para que as crianças desenvolvam suas aptidões. Além do que, a própria desenvoltura da linguagem pode e deve ser considerada parte de todo esse aprendizado.

Explicação:

Tendo como base e finalidade a inteligência, que começa a se organizar por meio de uma ação lógica sobre o biológico, isto é, os atos biológicos são adaptados ao meio físico.

Este estudo torna-se relevante por produzir reflexões acerca da aquisição da linguagem segundo Piaget, o que possibilita o aprofundamento dos estudos teóricos sobre o desenvolvimento da linguagem. Esta pesquisa é direcionada aos acadêmicos e pesquisadores da área de Letras interessados nas diversas concepções de linguagem.

Perguntas interessantes