Como a paz mundial está sendo tratada neste momento
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:As operações de paz das Nações Unidas promovem estabilidade e segurança em alguns dos lugares mais perigosos e vulneráveis do mundo. Antes da pandemia de covid-19, as forças de paz da ONU - civis, militares e policiais - eram uma fina linha azul ajudando a proteger civis, contribuindo com acordos de paz e contendo conflitos em pontos de tensão e zonas de guerra em todo o mundo.
Se, ou mais provavelmente, quando, o vírus da covid-19 se espalhar ainda mais em países já enfraquecidos pela guerra e pela pobreza, ele não apenas ameaçará a vida de milhares de pessoas, mas também poderá pender a frágil balança da paz de volta para o conflito e o desespero. As comunidades que estão se recuperando de conflitos geralmente encontram-se na linha da sobrevivência, enfrentando todos os dias a pobreza e a ausência de prestação de serviços básicos de saúde. Para essas comunidades, os riscos não poderiam ser maiores e a importância do apoio da ONU nunca foi tão grande.
Para que a luta global contra a covid-19 alcance áreas que sofrem para superar conflitos, precisamos continuar assegurando e promovendo a paz e a estabilidade. Juntamente com nossos parceiros, as missões de paz da ONU estão trabalhando para alcançar quatro objetivos: apoiar os esforços locais para combater a disseminação do novo coronavírus; manter os funcionários da ONU seguros e garantir que eles recebam o melhor atendimento disponível, por meio do aumento da capacidade de testes e tratamentos médicos; garantir que as forças de paz possam continuar seu trabalho sem disseminar o vírus, praticando o distanciamento social e outras medidas de mitigação; e promover os difíceis mandatos de apoiar a paz e conter conflitos, mesmo diante da propagação da covid-19.
Como o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse recentemente ao Conselho de Segurança, essa pandemia pode potencialmente levar a um aumento da inquietação social, um lapso na autoridade do Estado e até à violência, o que prejudicaria enormemente nossas capacidades conjuntas de combater o vírus. Para os países que têm poucos ventiladores para milhões de pessoas, a possibilidade de que uma em cada mil pessoas possa contrair a covid-19 e que 15% deles precisem de cuidados em uma unidade de terapia intensiva, é alarmante. As estatísticas brutais da covid-19 não refletem apenas uma crise de saúde global - elas sinalizam uma ameaça fundamental à manutenção da paz e da segurança internacionais