História, perguntado por verasouzaximenes, 7 meses atrás

Como a figura do indígena foi concebida por colonizadores e padres jesuítas durante a colonização da América portuguesa? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por neterezena11p91ngr
7

Resposta:

.

Os padres jesuítas chegaram no Brasil pela primeira vez em 1549. Os jesuítas tiveram uma participação muito relevante no projeto português de colonização do Brasil. Eles seriam os responsáveis pela cristianização dos povos nativos, e assim, ajudariam a justificar a presença européia na América. No entanto, eles impuseram uma cultura que acabou destruindo o modo de vida de vários povos indígenas. Além disso, os religiosos estavam em conflito constante com os colonos. Tal processo contou com a devastação dos biomas, das populações nativas e com o trabalho compulsório submetido aos índios dominados. Desta forma, a Igreja Católica funcionou exercendo este papel justificador e controlador do processo colonial, apesar da importância que os jesuítas tiveram na execução do projeto colonial, eles possuíam estratégias bem diferentes dos colonos. Enquanto os religiosos entendiam que os indígenas deveriam ser catequizados, o plano dos colonizadores era de escravizá-los. Durante o século XVI, os jesuítas acabaram perdendo esse embate. No entanto, a partir do século seguinte começaram a levar os aldeamentos para longe dos núcleos coloniais. Assim, era mais difícil capturar os indígenas aldeados. Além disso, realizaram esforços para convencer que a cristianização era um projeto mais importante e que deveria ser realizado antes da escravidão. Dessa forma, conseguiram várias leis que proibiam o cativeiro indígena. Apesar das aparentes “boas intenções”, os jesuítas sempre foram a favor da escravização de africanos. Somente recomendavam que fossem tratados com brandura e recebessem instrução cristã. Por isso, conseguiram conciliar seus interesses com o projeto colonial. Em primeiro lugar, desde o século XVI, início da colonização, os indígenas são alvos de preconceitos e discriminações, o Estado não cumpre o seu papel de assegurar os direitos constitucionais aos índios, em decorrência da pressão dos latifundiários nessa lógica, a expansão do agronegócio compromete as demarcações de terras das tribos indígenas, previstas na Constituição Federal de 1988, que garante a manutenção da existência social e cultural desses grupos. Isso porque, os interesses políticos e econômicos visam expandir as áreas agrícolas, ocupando territórios pertencentes aos nativos, fato esse que resulta em conflitos violentos entre proprietários de terras e índios.  

O papel do professor no processo de valorização explorado neste trabalho, é mostrar como deve ser permeada sua prática não como um mero transmissor de informações, mas como um gerenciador do conhecimento.

Explicação:

Perguntas interessantes
Matemática, 4 meses atrás