Como a Educação Não Formal, poderá auxiliar a escola pública, a buscar formas de favorecer reflexão sobre essa temática, haja vista inclusive, ser tema abordado pelos Desafios Contemporâneos, propostos na BNCC.
Soluções para a tarefa
Resposta: A escola é uma instituição que desenvolve papel central na formação dos educandos que por ela passam exercendo acesso aos conhecimentos sistematizados.
A emergência do novo perfil demográfico muda, também, o discurso em torno do envelhecimento e da longevidade.
O número de pessoas acima de 50 anos de idade , vai ultrapassar o de crianças e adolescentes.
Diante desse cenário , as instituições de ensino serão desafiadas em termos de conhecimento e aprendizagem. De modo geral , as teóricas movimentam-se entre as contribuições contemporâneas e clássicas sobre o conceito de sociedade, revelando posições teóricas divergentes .Entretanto , convergem para pensar a sociedade , a partir do século XIX , do ponto de vista teórico da educação não formal.
Resposta:
De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional. A educação não-formal vem apresentando crescimento em nosso país, principalmente no estado de São Paulo onde obras sociais, organizações não governamentais e instituições privadas e religiosas, se preocupam com a realidade social de crianças e adolescentes que vivem principalmente em bairros periféricos e de baixa renda.
A prática da educação não-formal desenvolvidas por diversas instituições, ocupam o aluno com atividades produtivas e longe do tempo ocioso inverso ao escolar, onde um número grande de crianças ficariam pelas ruas, sujeitas à conhecerem uma realidade bastante real no país, como drogas, cigarro e bebida. Ao contrário, a criança ou adolescente frequentadora de projetos sociais, tem a oportunidade de aprenderem uma profissão, pelo fato de que a maioria das instituições e projetos de educação não-formal desenvolvem seus trabalhos por meio de oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes.
Explicação: