História, perguntado por bielzim3010, 1 ano atrás

Comente os intensos conflitos entre os patrícios e os plebeus e apresente os principais direitos conquistados pelos plebeus

Soluções para a tarefa

Respondido por mayasnapeuzumak
8
Os plebeus eram maioria em Roma. Como cidadãos, pagavam impostos e serviam ao Exército. Mas, apesar disso, não podiam exercer nenhum cargo importante no governo romano. O casamento entre plebeus e patrícios também era proibido. Além disso, ao serem convocados para guerra, os plebeus eram forçados a deixar suas pequenas propriedades e, com isso, se endividavam; quando não conseguiam pagar suas dívidas, perdiam a terra e eram escravizados.
 Dispostos a lutar por igualdade de direitos, os plebeus promoveram várias revoltas. Uma tática muito usada por eles era se retirar de Roma e ameaçar não participar mais do exército romano. Como os plebeus constituíam a maioria dos trabalhadores e dos soldados, os patrícios tinham de ceder. Assim aos poucos, os plebeus foram conquistando direitos:
Tribunato da Plebe: Os Plebeus ganharam o direito de eleger um tribuno da plebe, magistrado que tinha o poder de anular leis contrária aos plebeus.
Lei das Doze Tábuas: As primeiras leis escritas da história de Roma (na verdade, eram inscrições em placas de bronze). Com leis escritas, ficava mais difícil para os patrícios interpretá-las conforme seus interesses.
Lei Canuleia: Permitia o casamento entre patrícios e plebeus.
Leis Licínias-Séxtias: Uma das leis determinava que um dos dois cônsules tinha de ser plebeu. A outra cancelava parte da dívida que os plebeus tinham com os patrícios.
  Posteriormente, os plebeus conseguiram uma lei que proibia a escravidão por dívidas e outra que dava a eles o acesso a todas as magistraturas. Mas, como apenas os plebeus ricos tinham posses suficientes para fazer carreira política, somente eles chegavam ao poder. Formou-se, então, uma nova arisrocracia, composta de patrícios e plebeus enriquecidos. 

bielzim3010: obg <3
Perguntas interessantes