Com relação à língua e à cultura surda, temas retratados na unidade 3, descreva quais informações importantes devem ser resgatadas para se chamar a atenção e iniciar uma apresentação pessoal junto a um sujeito surdo usuário da Libras.
Soluções para a tarefa
Inicialmente, é interessante que o gestor esteja a par das condições desse aluno.
Deste modo, a apresentação deverá levar suas informações básicas e assim, promover um diálogo entre os demais.
Além disso, o educador deverá estar atento as questões coletivas da turma, para que cada aluno possa se adequar ao ambiente de forma inclusiva.
Até a próxima.
Resposta:
A abordagem de um sujeito surdo, evidentemente, não se dará chamando-o (oralmente) pelo seu nome, como é habitual entre os ouvintes, pois a sonoridade do nome de uma pessoa surda profunda, por exemplo, não tem significado e não será percebida por ela. Para situações em que se deseja chamar a atenção de um surdo que esteja a uma curta distância e com o qual você deseja iniciar um diálogo, Choi et al. (2011) descrevem ser comum o uso do toque no braço ou antebraço do interlocutor, pois entre eles não há restrições a esse tipo de contato físico. Por outro lado, se o sujeito estiver a uma distância considerável, outras formas de abordá-lo são o aceno do braço ou mão dentro de seu campo visual, e se não houver risco de distrair outras pessoas presentes no recinto, também é comum que se pise fortemente no chão (buscando causar uma vibração) ou se acenda e apague a luz.
Explicação:
LIVRO DA MATERIA (Libras – língua
brasileira de sinais) PAGINA 130