Saúde, perguntado por 198326, 1 ano atrás

- Com o envelhecimento, as funções celulares naturalmente se tornam deficientes: o metabolismo reduz, a síntese proteica pode apresentar erros e gerar proteínas defeituosas, e há queda da taxa mitótica das células. Nesse contexto, por que a má alimentação dos idosos contribui para a fragilidade do sistema esquelético?

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
0
Boa noite.

  À medida que a pessoa envelhece, tendo pior após os 50 anos de idade, ocorre atrofia óssea, ou seja, a perda da massa óssea, que pode resultar em fraturas. Sendo que, nas mulheres, depois da menopausa, essa perda ocorra em até dez vezes (por isso a maior incidência de osteoporose em mulheres, entre outros fatores).

  Assim, há um desequilíbrio entre os processos de reabsorção e formação óssea, que resulta em perda óssea. Um dos sais minerais mais importantes na formação dos ossos, se não o mais, é o cálcio, e sua perda provoca esses problemas supracitados.

  Assim, uma má alimentação, rica em gorduras e sem suplemento de cálcio e outras substâncias necessárias para o funcionamento do sistema osteoarticular, pioram o quadro da pessoa, não apenas em relação ao sistema osteoarticular, mas também cardíaco, neurológico, etc.

  Espero ter ajudado^^
Perguntas interessantes