ENEM, perguntado por vtcgjanko, 5 meses atrás

Com desafios, missões e rankings, "gamificação" pode turbinar EAD

Se você tivesse que estudar sobre a Guerrilha do Araguaia, por que material você se interessaria: pelos textos e ilustrações dos livros de história ou colocando-se no lugar de um guerrilheiro no meio da mata e explorando a região em um jogo que simule cada passo dos combatentes?

Provavelmente a segunda opção seria mais atrativa. A "gamificação" — termo que designa o uso da tecnologia e elementos dos videogames fora da área de entretenimento — é a principal aposta dos especialistas para ensinar de maneira personalizada (ensino adaptativo, que leva em conta as peculiaridades e ritmos de cada aluno).


Gamificação não é usar jogos prontos

Embora muitos games tenham sido criados para ensinar algum tipo de conteúdo didático, Santos reforça que a gamificação significa usar recursos dos games, e não criar um game.

A mecânica de pontuação, prêmios, missões, desafios, ranking, criação de avatares, entre outros, são exemplos de como o usuário pode se envolver com um determinado assunto, tornando o estudo menos pesado, ponto alto dos jogos. Mas atualmente a maioria das iniciativas em andamento fica no meio do caminho, entre usar esses elementos ou simular literalmente um game.


De acordo com o texto, uma plataforma adaptativa é essencial para os objetivos da gamificação porque sua linguagem possibilita a

a) utilização de recursos variados de videogames aplicados ao campo do entretenimento, capazes de proporcionar diversão ao aprendiz.
b) escolha de um percurso flexível pela plataforma, permitindo a personalização da aprendizagem e o respeito à velocidade individual do aprendiz.
c) motivação do aprendiz em relação ao jogo, por meio da busca de uma boa pontuação e colocação nos rankings em relação aos outros usuários.
d) criação de um visual moderno e atraente, combinando recursos interativos que cativam a atenção e o interesse do aprendiz.
e) organização dos conteúdos de forma coerente e progressiva, para que o aprendiz não se depare com conteúdos que ele ainda não tem condições de dominar.

Soluções para a tarefa

Respondido por bibsyy
2

Resposta:

D

Explicação:

coloquei essa e acho q tá certa :)

Perguntas interessantes