Biologia, perguntado por merillybrito, 6 meses atrás

com base nos estudos sobre o solo responda como o solo é formado Cite os principais tipos de solo qual tipo de solo é o mais certo para agricultura justifique sua resposta o que é utilidade do solo e qual a sua importância​


melonidavi: Amg, respondi em DUAS PARTES. Uma parte é a minha resposta normal e a outra parte é um comentário na minha resposta!!
melonidavi: Não consegui comentar minha resposta e respondi com outro perfil

Soluções para a tarefa

Respondido por melonidavi
0

ATENÇÃO: ESTA RESPOSTA ESTÁ DIVIDIDA EM DUAS PARTES.

PARTE 1/2:

1- IMPORTÂNCIA DO SOLO -->  O solo é extremamente importante pois é o nosso chão, é onde construímos nossas casas, é dos minerais que retiramos a matéria prima para fazer praticamente TUDO (de telhas, cimento, tinta, metais até madeira), e é de onde os seres vivos retiram sua nutrição (as plantas precisam dos nutrientes do solo e os heterótrofos precisam das plantas).

2- FORMAÇÃO DO SOLO --> O solo é formado a partir do intemperismo das rochas. Há 5 agentes de formação do solo: O clima (pense no frio, no calor, na água...), os seres vivos (pense em como as plantas, bactérias e animais, inclua humanos, agridem as rochas), o relevo (planícies recebem sedimentos e mais água, enquanto encostas sofrem deslizamentos facilmente), o material de origem (quartzo sofre menos intemperismo que hematita) e o tempo (uma rocha exposta ao intemperismo por mais tempo, será logicamente mais intemperizada que uma rocha que acabou de sair de um vulcão). A partir do momento em que a rocha é intemperizada, desagregada e se torna um substrato de mais ou menos 10 - 30cm de profundidade, este resíduo é chamado "solo".

3- HORIZONTES DO SOLO --> Para falar sobre solos, é importante saber que eles são divididos em Horizontes. São eles: A (horizonte da superfície. Rico em matéria orgânica, sedimentos e modificado pelo exterior), C (transição entre rocha e solo), B (porção mineral do solo, pouco modificada, entre A e C), R (A própria rocha), E (Horizonte abaixo de A, existente em apenas alguns solos. É branco e foi extremamente lixiviado até só sobrar quartzo e areia) e Outros horizontes específicos (horizontes que não ocorrem em todas as ordens, e por isso possuem características exclusivas. Exemplo: Horizonte glei, horizonte plíntico, horizonte vértico...)

Respondido por assdonaramona
2

parte 2/2 (eu dnv)

4- *TIPOS DE SOLO* --> Há solos muitíssimos diferentes uns dos outros. Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), há 13 ordens de solos diferentes (No Brasil), cada um com suas subdivisões mais específicas. Os tipos de solos são centenas, mas eles se agrupam nestas 13 ordens:

  • > antes de mais nada: Para alunos de nível médio, diz-se que os solos podem ser divididos em Latossolos (solos espessos e profundos) e Litossolos (solos rasos e finos), mas a verdadeira classificação é mais complexa que isso. Provavelmente seu professor está querendo que você escreva "latossolo e litossolo", mas se vc quiser saber quais são os solos do Brasil, continue lendo:
  • > Argissolos: Possuem horizonte B textural (arenoso, mas no caso de argissolo, deve ser muito arenoso e pobre em nutrientes) logo abaixo de horizonte A ou E
  • > Cambissolos: Possuem horizonte B incipiente (não arenoso, espesso e rico em nutrientes), logo abaixo de horizonte A
  • > Chernossolos: Possuem horizonte A relativamente espesso, escuro e muito rico em nutrientes, acima de B incipiente (não arenoso, espesso e rico em nutrientes), ou acima de horizonte cálcico (riquíssimo em carbonato de cálcio), ou acima de horizonte R
  • > Espodossolo: Possuem horizonte E acima de Horizonte B espódico (horizonte B que recebeu todo material "lavado" do horizonte E)
  • > Gleissolos: Possuem horizonte Glei (horizonte que se inunda de água e por isso os minerais ficam "enferrujados"), logo abaixo de A ou E.
  • > Latossolos: Solos mais abundantes do Brasil. Possuem horizonte B latossólico (horizonte B espesso, vermelho, ácido, argiloso e muito pobre em nutrientes).  São os solos mais utilizados para plantio no Brasil, pois são os mais abundantes no país
  • > Luvissolos: Possuem horizonte B textural (arenoso, mas neste caso, deve ser pouco arenoso e rico em nutrientes), abaixo de A ou E. São solos geralmente pedregosos.
  • > Neossolos: Apenas um horizonte A acima da Rocha (Horizonte R). Nunca atinge mais que 20cm de espessura.
  • > Nitossolos: Possui horizonte B nítico (muito argiloso, rico em alumínio, pegajoso e BRILHOSO), abaixo de horizonte A
  • > Organossolo: Possuem horizonte A constituído quase que exclusivamente de material orgânico, e muito espesso. A decomposição dessa matéria orgânica é muito devagar, pois o horizonte geralmente possui muita água.
  • > Planossolos: Possuem horizonte B plânico (com uma quantidade de argila assustadoramente alta, e essa mudança de textura de A para B, acontece abruptamente)
  • > Plintossolos: possuem horizonte Plíntico (um horizonte extremamente endurecido, duro como rocha)
  • > Vertissolo: Possuem horizonte vértico (um horizonte que se expande na presença de água e se contrai na seca, causando rachaduras, como naquelas imagens de seca). Geralmente também possuem Horizonte B incipiente.

5- *SOLOS ADEQUADOS PARA A AGRICULTURA* --> Para um solo ser adequado para agricultura, ele:

  • > NÃO deve ser raso e nem muito duro, pois assim as raízes não tem para onde crescer. Neossolos e Plintossolos são horríveis para plantar.
  • > NÃO deve ser alagado, pois as raízes precisam respirar. Gleissolos são horríveis para plantar
  • > Outros solos que NÃO são bons para plantar: Espodossolos são extremamente pobres em nutrientes (algumas regiões da loresta amazônica ocorrem em espodossolos. As raízes não se aprofundam e as árvores se encostam umas nas outras pelos galhos, para não cair). Outro solo é o Vertissolo, que sempre em seu Expande-Contrai, acaba rasgando as raízes das plantas.
  • > Um solo BOM para cultivo, é profundo e preferencialmente deve possuir nutrientes não deve ser ácido. Assim, um solo muitíssimo desejado é o chernossolo.
  • > Acidez e falta de nutrientes não impedem que a ordem dos Latossolos, por exemplo, sejam os solos mais utilizados para a agricultura, pois são os mais abundantes no Brasil. Basta utilizar calcário e fertilizantes (para diminuir a acidez e aumentar nutrientes respectivamente).
  • Voltando naquela questão básica em que os professores ensinam apenas sobre 2 grupos de solos (latossolo e litossolo), o litossolo é ruim, e o latossolo é bom para plantar.

CONCLUSÃO: Não se assuste com o texto rsrs Este realmente foi um resumo extenso, mas com boas informações. Te asseguro. Tchauzinho.  Por favor não me denuncie por responder 2 vezes, eu só queria t ajudar ;u;

Perguntas interessantes