Português, perguntado por desantosmarinhp5hmcx, 11 meses atrás

Com base na leitura do fragmento acima bem como na do artigo integral disponível em nossas aulas 31 e 32, discorra sobre o conceito de Cena Enunciativa, definindo-a segundo o autor, e caracterizando a Cena Englobante, a Cena Genérica e a Cenografia. Seu texto deve ter de 2o a 30 linhas, organizado em parágrafos.

Soluções para a tarefa

Respondido por cadudias25
4

Resposta:

qual foi o fragmento do artigo integral q vcs leram?


desantosmarinhp5hmcx: A cenografia não é, portanto, um quadro, um cenário, como se o discurso sobreviesse do interior de um espaço já́ construído e independente desse discurso: é a enunciação que, ao se desenvolver, esforça-se por colocar progressivamente em lugar seu próprio dispositivo. É, portanto, um processo recíproco: de sua emergência, a
desantosmarinhp5hmcx: palavra supõe certa cenografia, a qual deve se validar através da enunciação mesma. A cenografia é, ao mesmo tempo, de onde vem o discurso e o que engendra o discurso; ela legitima um enunciador que, em retorno, deve legitimá-la, deve estabelecer que esta cenografia da qual vem a palavra é precisamente a cenografia requisitada para enunciar como se convém nessas circunstâncias.
desantosmarinhp5hmcx: Vamos ilustrar essa noção de cenografia comparando dois textos políticos nos quais a responsabilidade é atribuída aos candidatos à eleição presidencial francesa: de uma parte, o programa de F. Mitterrand de 1988 (a “Carta a todos os Franceses”), de outra parte, a profissão de fé́ de José Bové́ para a eleição de 2007.

A “carta a todos os Franceses” é um programa eleitoral que se apresenta como uma carta de ordem familiar, na qual F.
desantosmarinhp5hmcx: Mitterrand assume o papel de um pai que escreve à sua família. Aqui, à cena genérica do programa sobrepõe-se uma cenografia epistolar, uma cena de fala “importada”, exógena, que destrincha com a cena genérica efetiva do texto, a saber, aquela de um programa.

Quanto à profissão de fé́ de José Bové́, ela contém quatro páginas, das quais a primeira é dividida em duas: na parte superior, uma foto do rosto do candidato; na parte inferior, encontra-se
 
desantosmarinhp5hmcx: um texto cujo começo apresentamos a seguir:

 

Senhora, Senhorita, Senhor
Sou um candidato diferente dos outros.
Sindicalista camponês, militante intermundial, cidadão engajado, não pertenço

a nenhum partido político. Milhares de homens e mulheres, militantes ou não, de
desantosmarinhp5hmcx: de sensibilidades diversas, meu pedido é ser o seu candidato.

Peço seu voto como porta-voz de um agrupamento de milhões de cidadãos e de cidadãs que sofrem a precariedade e a insegurança social, que contestam um sistema político confiscado por alguns grandes partidos e que se inquietam por eles e pelas gerações futuras de um porvir do planeta.
desantosmarinhp5hmcx: Esse texto, diferentemente do de F. Mitterrand, não importa uma cena de fala de outro gênero, mas põe em foco sua cenografia sem sair do quadro imposto pela cena genérica do programa: são assim definidas pelo enunciador a identidade dos parceiros e a relação que os liga, o lugar e o momento de sua enunciação. Por exemplo, o lugar onde pretende se inscrever esta enunciação é um “espaço confiscado por alguns grandes partidos”. Quanto ao
desantosmarinhp5hmcx: enunciador, ele se institui como “porta-voz de um conjunto...”, em homem “que não pertence a nenhum partido político” e em “sindicalista camponês, militante intermundial, cidadão engajado”. De seu lado, o destinatário, interpelado – o que não é habitual para a extrema esquerda – como “Senhora, Senhorita, Senhor”, sem dúvidas para conferir um ethos feminista ao locutor, é uma coletividade constituída de “milhões de cidadãos e de cidadãs que sofrem a precariedade e a i
desantosmarinhp5hmcx: nsegurança social, que contestam um sistema político confiscado por alguns grandes partidos e que se inquietam por eles e pelas gerações futuras de um porvir do planeta...”.

Esta cenografia é endógena, ela se encontra nos limites de um contrato implicado pela cena genérica, ela segue as rotinas do gênero. Está-se longe do texto de F. Mitterrand, que se importa com uma cenografia exógena, de correspondência privada”.
desantosmarinhp5hmcx: Desculpa enviar por pedaços mas è muito grande, só consegui enviar dessa forma
Perguntas interessantes