Com a proliferação das redes sociais, além dos amigos do mundo físico, os ciberdadãos têm, também, amigos virtuais, com os quais só se relacionam por meio das ferramentas. Leia o trecho do artigo a seguir e, depois, indique a resposta correta:
“Diante da proliferação dos sites de redes sociais e do crescente número de ‘amigos’, seguidores e contatos em tais serviços online, poder-se-ia supor que a amizade vive seu grande pico na história da humanidade. Por outro lado, a convivência com amigos é desafiada pela rápida e estressante vida contemporânea. Como as práticas amistosas estão intimamente vinculadas à cultura de cada época e lugar, esta seção visa discutir como tais processos estão sendo atualizados em tempos cibercultura.
Putnam (2000), que popularizou o conceito de capital social, diagnostica um declínio na convivência social desde os anos 1950, na direção de um maior individualismo. A família passa a conviver menos no lar, a amizade e as relações amorosas se transmutam na vida atribulada das cidades. No trabalho, os relacionamentos têm dificuldade de se fortalecer, em virtude, principalmente, do sistema de terceirização e serviços de curto prazo. Como se sabe, as tecnologias digitais facilitam a manutenção de amizades, apesar de distâncias geográficas e temporais, e a criação de novos laços.
Por outro lado, Gergen (2000) aponta que os relacionamentos passam a ter dificuldades de se estabilizar diante dos modos saturados da vida na pós-modernidade. O self dá lugar à persona, a imagem persuasiva que se quer mostrar aos outros. Estar em relação (relatedness) passa a ser mais importante que o relacionamento (relationship) em si.
A respeito dos relacionamentos no mundo líquido contemporâneo, e surpreso pela busca artificial por um grande número de ‘amigos’ em sites de redes sociais, Bauman (2004) afirma que, hoje, as parcerias estão frouxas e revogáveis. Na era das ‘amizades Facebook’ (BAUMAN, 2013), há uma facilidade muito grande em se conectar e desconectar. No vocabulário cotidiano, ‘conexões’ e ‘conectar-se’ substituem ‘relacionamentos’ e ‘relacionar-se’. Em tempo, vale reconhecer que a adoção de terminologia informática (conexão e desconexão) no domínio dos relacionamentos amistosos é reveladora de como a tecnologia intervém significativamente nos processos relacionais” (PRIMO et al., 2016, p. 3-4).
(Fonte: . Acesso em: 5 jan. 2017.)
A respeito do tema relacionamentos virtuais, abordado por Alex Primo et al., no artigo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As pessoas com mais amigos nas redes sociais são, necessariamente, as mais populares no mundo físico.
b. As pessoas já estão se distanciando uma das outras desde a década de 1970 por vontade própria e sem um motivo específico.
c. Os relacionamentos passaram a ser mais sólidos depois das redes sociais, porque as pessoas passaram a interagir mais.
d. Desde os anos 1950, há um declínio da vida em sociedade em prol da vida virtual, motivada pela internet.
e. Na Ciberdemocracia, estar em relação ao outro é mais importante do que o próprio relacionamento em si.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Na Ciberdemocracia estar em relação ao outo é mais importante do que o próprio relacionamento em si. (conferido pelo AVA).
Respondido por
1
e. Na Ciberdemocracia, estar em relação ao outro é mais importante do que o próprio relacionamento em si.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás