Classifique as palavras com seus respectivos processos de formação da palavra. a) Noivinha : ________________ b) Desabou: ________________ c) Fidelizar:_________________ d) Incapaz:_________________ e) Desorganizou:________________
Soluções para a tarefa
Explicação:
A derivação e a composição são os dois processos que servem de base na formação de palavras. Eles são classificados da seguinte forma:
Processo de derivação - prefixal, sufixal, parassintética, imprópria e regressiva.
Processo de composição - justaposição e aglutinação.
A diferença entre derivação e composição está no modo como eles formam as palavras.
Na composição, as palavras são formadas pela junção de radicais, por exemplo: guarda-sol. A palavra guarda-sol é formada por dois radicais: guard + sol. Radical é a parte da palavra que contém o seu significado, ou seja, podemos dizer que é a sua parte mais importante.
Na derivação, uma das formas mais simples de formar palavras é acrescentando prefixos e sufixos, por exemplo: solar. A palavra solar é formada através da junção de um sufixo ao radical: sol é o radical e -ar é o sufixo.
Processos de derivação
Derivação prefixal (ou derivação) - as palavras são formadas pelo acréscimo de prefixos (elemento que vem antes do radical, por exemplo: anti-, des-, -in, -re, sub-).
Exemplos de derivação prefixal:
anti-inflamatório (anti + inflamatório)
desleal (des + leal)
incapaz (in + capaz)
ressalvar (re + salvar)
subgerente (sub + gerente)
Derivação sufixal (sufixação) - as palavras são formadas pelo acréscimo de sufixos (elemento que vem depois do radical, por exemplo: -ada, -agem, -ar, - mente, - ista).
Exemplos de derivação sufixal:
martelada (martel + ada)
folhagem ( folh + agem)
entrevistar (entrev + ista)
simplesmente (simples + mente)
dentista (dent + ista)