cite tres dos principais pintores do renascimento italiano
Soluções para a tarefa
- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.
- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.
- Veronese - (1528-1588) - nascido em Verona, foi um importante pintor maneirista do Renascimento Italiano. Obras principais: A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto.
Renascimento Científico
Olá!
Os Artistas do Renascimento representaram as figuras mais importantes do Movimento Renascentista na Itália, dos quais se destacam: Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio.
Foram diversos os campos de atuação desses artistas, os quais deram destaque às mais variadas categorias das artes: pintura, escultura, arquitetura, literatura, dentre outras.
1. Leonardo da Vinci (1452-1519)
Considerado um dos maiores gênios da história da humanidade, Leonardo da Vinci foi pintor, escultor, engenheiro, cientista, escritor e inventor italiano.
Nascido no vilarejo de Anchiano, próximo de Florença, Leonardo é uma das figuras mais importantes do Renascimento, de forma que contribuiu para a produção intelectual e artística da época. De suas obras destacam-se: A Última Ceia (Santa Ceia) e A Gioconda (ou Mona Lisa).
Mona Lisa exibe figura de mulher com as mãos pousadas no colo, fundo de paisagem e leve sorriso
Mona Lisa, datada de 1503, é talvez o quadro mais famoso da história da arte
Seu trabalho tinha como característica o realismo, a simetria, o uso impecável de luzes e sombras, resultando na sensação de relevo.
A última ceia exibe Jesus e seus discípulos em mesa de jantar
A última ceia (1495-1497), retrata Jesus e seus discípulos
2. Michelangelo Buonarroti (1475-1564)
Pintor, escultor e arquiteto italiano, Michelangelo nasceu na cidade de Caprese, região da Toscana.
Foi um dos maiores representantes da arte renascentista e, sem dúvida, sua maior obra foi a pintura da abóboda da Capela Sistina, na Catedral de São Pedro, em Roma, com destaque para A criação de Adão.
a criação de Adão exibe Deus envolto em anjos e mantos e tocando o dedo de Adão
A criação de Adão (1511), exibe a imagem de Deus dando vida a Adão. Deus está inserido dentro de um manto com anjos em volta, fazendo alusão a figura de um cérebro
O artista passou quatro anos (1508-1512) pintando o local, que agrupa cerca de 300 figuras, das quais se destaca: O Juízo Final. Na escultura, suas obras mais representativas foram: Pietà e a Escultura de Davi.
Pietá de Michelangelo é uma escultura de Maria com Jesus morto em seus braços
Pietá (1499) exibe Maria com Jesus morto em seus braços
3. Rafael Sanzio (1483-1520)
Ao lado de Leonardo da Vinci e Michelangelo, Rafael formou a tríade mais importante dos grandes mestres da arte italiana da Renascença.
Pintor italiano nascido na cidade de Urbino, inovou as técnicas de pintura, ao utilizar contrastes de luzes e sombras.
Ficou conhecido por suas diversas “Madonas” (mãe de Jesus), das quais se destaca: Madona e o Menino Entronados com Santos (1505). A obra A Escola de Atenas (1509-1511) também é bastante reconhecida.
A escola de Atenas, de Rafael Sanzio