Cite três características do clima de altitude:
me ajudem por favor!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como todo clima tropical, o clima tropical de altitude apresenta a mesma performance pluviométrica dos demais Aw, e As, porém os verões são frios devido a sua alta altitude. As temperaturas médias anuais caem para menos de 23°C e a pluviosidade se acentua (sobretudo nas encostas litorâneas) em posição de barlavento
Explicação:
Resposta:
Predominante nas áreas altas do Sudeste
O clima tropical de altitude atua nas áreas serranas da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) – zonas acima dos 800 metros em relação ao nível do mar.
Devido a altitude elevada, as temperaturas são as mais baixas entre os climas tropicais. As chuvas são recorrentes durante os meses do ano, mas concentra-se principalmente no verão, no qual não ultrapassa os 30°C.
Como a variação do clima também depende das massas de ar, as que atuam no clima tropical de altitude são:
• Massa Tropical Atlântica (Ta): Nasce no oceano Atlântico e atua nas zonas litorânea do Brasil. Como é quente e úmida, provoca chuvas quase o ano inteiro.
• Massa Tropical Continental (Tc): Origina-se na planície de Chaco, que também integra parte da Bolívia, Argentina e Paraguaia, é predominante no interior da região Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Esse tipo de massa cria o clima quente e seco.
• Massa Polar Atlântica (Pa): Cria-se na parte do oceano Atlântico que tem proximidade com a Patagônia. Como é uma corrente fria e úmida, quando chega ao Brasil provoca friagem na planície do Pantanal, chuvas na região Nordeste e geadas no Sudeste.
Propriedades do clima tropical de altitude
Além da predominância no Sudeste, ocorre em Belo Horizonte, Campos do Jordão, norte do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. O clima nessas localidades – que são de altitude – apresenta características térmicas e pluviométricas específicas.
O choque entre as massas tropical atlântica e a polar gera um inverno com baixas temperaturas (inferior a 18°C). Esse fenômeno também ocorre em função da pressão atmosférica vinda do sul do oceano Atlântico e pela massa tropical continental.
Além desses elementos, a junção das frentes frias e as alternâncias na Zona de Convergência Intertropical – área próxima ao Equador no qual os ventos dos hemisférios norte e sul se cruzam – são responsáveis pelas frequentes geadas no inverno.
Os constantes processos de evaporação transmitem grandes volumes de água para a atmosfera, provocando assim as chuvas do verão. A umidade, que sofre diretas interferências do relevo, também estimula as precipitações. Como o solo não fica seco, problemas com erosão e assoreamento são recorrentes.
Os maiores índices de chuva são na Serra do Mar – cadeia de montanhas que começa no estado do Rio de Janeiro e se estende até o norte de Santa Catarina. Em contrapartida, no interior do Sudeste as chuvas são moderadas, com revezamento entre estações secas e chuvosas.
Vegetação do clima tropical de altitude
Por causa da altitude mais elevada, a vegetação típica do clima tropical de altitude são resistentes as geadas e escassez de água no inverno.
As pradarias, que na América do Sul são chamadas de pampas, são uma das coberturas presentes nesse clima. São áreas planas – que abrangem mais de 2% do bioma brasileiro – no qual ocorre a predominância de plantas herbáceas, gramíneas, arbustos e rasteiras.
Outro tipo de vegetação do clima tropical de altitude são as florestas de coníferas, árvores com sementes, mas sem flores e frutos. Elas não dependem de água para reprodução e em algumas espécies as folhas são longas e se assemelham a agulhas.
Em outras linhagens as plantas perdem as folhas com a proximidade do inverno, retornando o crescimento nas estações da primavera e verão, quando a umidade e temperatura estão propicias. Os solos dessas regiões são ricos em material orgânico.
A espécie mais conhecida de conífera no Brasil é o Pinheiro-do-Paraná ou Araucária, cuja nomenclatura refere-se ao local em que a árvore é símbolo. Os campos de altitude com gramíneas e plantas arbóreas também são comuns nesse tipo de clima.
Explicação: