cite 3 fatores que impediram o desenvolvimento da cidadania no Brasil colônia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primeiro, temos que reconhecer as consequências do extermínio dos povos indígenas, que contavam com cerca de 4 milhões de pessoas quando da chegada dos portugueses ao Brasil, passando a 800 mil à época da Independência. Esses sobreviventes ou foram “empurrados” para o interior do país ou sofreram com o processo de miscigenação forçada, em razão da natureza comercial e masculina da colonização portuguesa, o que também foi uma constante para as mulheres negras escravizadas.
A escravidão, por sua vez, é destacada pelo autor como o fator mais negativo para o desenvolvimento da cidadania brasileira. Os escravos, que representavam 1/5 da população brasileira, estavam totalmente excluídos dos direitos civis. A escravidão no Brasil foi estrutural, uma vez que até os próprios libertos compravam negros escravizados. Ou seja, “a sociedade colonial era escravista de alto a baixo” (Carvalho, 2002, p. 18).
O terceiro fator destacado pelo autor foi o descaso pela educação. Estima-se que menos de 16% da população era alfabetizada na época da independência. No que se refere ao ensino superior, esse só foi autorizado no Brasil após a chegada da família real (1808), enquanto nas colônias espanholas, por exemplo, já havia pelo menos 23 universidades, tendo formado 150 mil pessoas entre 1772 e 1872. Nesse mesmo período, apenas 1.242 pessoas tiveram acesso ao ensino superior no Brasil, tendo para isso que se deslocar para Europa na maioria das vezes, sobretudo para Coimbra.