Geografia, perguntado por marnyzinha, 11 meses atrás

ciclo do pau brasil
ciclo da cana de açucar
ciclo do ouro
cilco do algodao
ciclo do cafe
ciclo da borracha

me ajudem pfv
vou dar uma porrada de pontos


guilhermediasdacosta: oque e pra fazer mesmo?
marnyzinha: o ciclo dessas coisas
guilhermediasdacosta: como assim expecifica

Soluções para a tarefa

Respondido por jeniferpaes200
53

Explicação:

O ciclo do pau-brasil ocorreu durante a fase pré-colonial (1500-1530) do Brasil. Foi o primeiro produto a ser explorado pelos portugueses durante a época da colonização. O pau-brasil é uma árvore nativa da Mata Atlântica que já era utilizada pelos índios para o tingimento de tecidos.

O Ciclo do Açúcar, também referido como ciclo da cana-de-açúcar, foi um período da história do Brasil Colônia compreendido entre meados do século XVI e meados do século XVIII. O açúcar representou a primeira grande riqueza agrícola e industrial do Brasil e, durante muito tempo, foi a base da economia colonial.

O ciclo do ouro é considerado o período em que a extração e exportação do ouro figurava como principal atividade econômica na fase colonial do país e teve seu inicio no final do século XVII, época em que as exportações do açúcar nordestino decaiam pela concorrência mundial do mercado consumidor.

O ciclo do algodão no Brasil foi um dos ciclos econômicos do país e aconteceu entre meados do século XVIII e o começo do século XIX. O período ocorreu entre o declínio da extração do ouro e o começo da expansão da cafeicultura nacional. A industrialização brasileira teve início, a partir da exportação algodoeira

O ciclo do café no Brasil teve seu começo em 1727, início do século XVIII, quando chegaram ao país as primeiras mudas. Durante muito tempo o produto foi plantado para consumo doméstico

O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.


marnyzinha: obr
Respondido por arthuremanuel369
19

Resposta:

Olá, pessoal! Tudo bem? Prof. Saulo na área, ministro aulas de Geografia no Estratégia Vestibulares, e o nosso papo hoje é sobre os Ciclos Econômicos mais importantes do Brasil. Vamos pensar um pouco sobre a influência dos portugueses no uso dos nossos recursos para o fomento da economia no Brasil.

Os portugueses exploraram o Brasil da forma mais rentável possível, primeiramente com o Pau-Brasil, passando para cana-de-açúcar, ouro etc. Vale mencionar, que o ciclo econômico está relacionado às atividades citadas, mas elas não eram exclusivas, uma vez que o Império Português tinha como objetivo principal a obtenção de lucro.

Logo, além desses ciclos, também foram exploradas outras atividades, dentre as quais a pecuária bovina, o artesanato e a manufatura. Apesar de ciclo dar a ideia de que ocorreu somente durante um período histórico, essa afirmação está equivocada, uma vez que, até os dias de hoje, o Brasil é referência quanto à produção de café e cana-de-açúcar, por exemplo.

A exploração do Pau-Brasil

Ciclos Econômicos no Brasil - A atividade econômica pecuarista foi a ponte entre o ciclo da cana-de-açúcar e o ciclo do ouro. (Imagem: Shutterstock)

Flor da árvore que se extrai o Pau-Brasil

Durante as Grandes Navegações, Portugal buscava metais preciosos. Esses, porém, não foram encontrados na costa atlântica brasileira. Assim sendo, outra exploração econômica era necessária. Até a primeira metade do século XVI, o pau-brasil foi explorado no nosso país.

Devido à coloração avermelhada da madeira, a mesma era utilizada para tingir os tecidos na Europa. Nessa ocasião, os portugueses utilizavam a mão de obra indígena para cortar e transportar a árvore e, em troca, recebiam algum artefato (prática conhecida como escambo).

Esse foi um dos ciclos econômicos do brasil mais cursos, pois os portugueses perceberam uma rentabilidade maior na plantação de cana-de-açúcar. Isso sem falar que esse ciclo impossibilitava a implantação de núcleos de povoamento.

Vale lembrar que, para alguns estudiosos, o ciclo do pau-brasil não é considerado um ciclo econômico, uma vez que ocorreu em um período conhecido como pré-colonial.

O ciclo da cana-de-açúcar

O segundo ciclo econômico foi o da cana-de-açúcar que durou até o final do século XVIII. Entre os motivos que levaram os portugueses a cultivarem essa cultura, podemos destacar: as condições climáticas e pedológicas (solo) eram favoráveis à germinação.

O Império Português já possuía técnicas de plantio, uma vez que havia plantado em outros locais e, principalmente, o açúcar era um produto de alto valor no mercado europeu. Cabe destacar que o sistema de plantio utilizado foi o plantation:

caracterizado pela monocultura, no caso, somente cana;

pelo latifúndio (enormes áreas de terras);

uso de mão de obra escrava proveniente da África;

e plantação voltada para o mercado externo, especialmente para Europa.

Esse ciclo entrou em crise graças à União Ibérica (domínio espanhol sobre o português, inclusive das colônias), pois, dessa forma, os espanhóis expulsaram os holandeses que plantavam cana no Nordeste.

Assim, os holandeses foram plantar cana-de-açúcar na América Central (na área insular – ilhas – conhecida como Antilhas ou Caribe), passando a ter o controle sobre a distribuição e a comercialização do açúcar.

ciclos econômicos no brasil - A atividade econômica pecuarista foi a ponte entre o ciclo da cana-de-açúcar e o ciclo do ouro. (Imagem: Shutterstock)

A atividade econômica pecuarista foi a ponte entre o ciclo da cana-de-açúcar e o ciclo do ouro. (Imagem: Shutterstock)

O gado era utilizado para mover os equipamentos que moíam cana-de-açúcar, bem como para provisão de alimento (leite e carne) e vestuário (couro), porém, como o ciclo canavieiro estava comprometido e os portugueses precisavam explorar a colônia de alguma outra forma, optaram por marchar para o interior do país.

Dessa forma, após ter chegado ao Rio São Francisco, fazendas de gado foram implantadas até Minas Gerais, estado que iniciou o ciclo da mineração (ou do ouro). Portanto, podemos concluir que a atividade econômica pecuarista foi a ponte entre o ciclo da cana-de-açúcar e o ciclo do ouro.

Assim como na atividade canavieira, o ciclo do ouro também utilizou mão de obra escrava africana. Além de Minas Gerais, foram encontradas jazidas de ouro em Goiás e Mato Grosso. O diamante também foi explorado, mas em uma escala muito menor.

Esse período, do século XVII ao XVIII, foi o auge econômico da metrópole (Portugal), pois ela se enriqueceu rapidamente. Como consequência dos núcleos de povoamento, houve um aumento considerável da natalidade, e as classes sociais ficaram mais divididas, fazendo com que a economia dinamizasse na região do país

Outro ponto importante para ser relatado é a Inconfidência Mineira (1792). Revoltados com os altos impostos, altas taxas, punições e abusos de poder executados pela Coroa Portuguesa, a população queria a independência.

Esse ciclo entrou em declínio por causa do


marnyzinha: obr
Perguntas interessantes